TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilidades Das Informações Contábeis

Artigos Científicos: Utilidades Das Informações Contábeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2014  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 6

Matriz de atividade individual*

Módulo: 1 Atividade: AI

Título: Utilidades das informações contábeis

Aluno: Carla Regina do Amaral Serafim

Disciplina: Contabilidade Geral Turma: GRCGEAD T 24 - 0811

Introdução

Neste trabalho veremos diversos usos das informações contábeis, diante de vários tipos de usuários destas informações.

A contabilidade é muito importante dentro da empresa, pois é o único sistema de informação que consegue mostrar a empresa inteira dando valor a tudo.

Mas para ser útil tanto para usuários internos como externos ele deve possuir algumas qualidades como ser compreensível e possuir relevância e confiabilidade.

Numa empresa nem todas os funcionários tem acesso a todas as informações contábeis, muitas informações são consideradas confidenciais e só podem serem analisadas por certos níveis hierárquicos deixando para os outros usuários apenas a contabilidade financeira como fonte de dados.

Diferencial que o conhecimento das informações contábeis proporciona no processo decisório

acionistas – pessoa física e pessoa jurídica...

• Pessoa física: tem interesse de saber as saúde financeira da empresa e na valorização de suas ações para uma possível venda e resgate de seu investimento.

• Pessoa jurídica: procuram saber se o valor das ações da empresa está devidamente avaliado e se esta tem potencial de crescimento pois buscam o valor futuro da empresa e não o presente.

clientes – pessoa física e pessoa jurídica...

• Pessoa física: com acesso as informações contábeis os clientes podem questionar e negociar preços, se a lucratividade for muito alta ele pode questionar se o preço repassado ao consumidor está sendo justo.

• Pessoa jurídica: os clientes jurídicos estão interessados na saúde econômica e financeira da empresa para verificar se a mesma pode cumprir com todos os serviços que necessitam.

fornecedores – pessoa física e pessoa jurídica...

• Pessoa física: querem saber se a empresa terá condições de pagar pelos serviços prestados.

• Pessoa jurídica: para manter as entregas e poder dar um limite de crédito os fornecedores precisam ter confiança de que a empresa poderá saldar suas dívidas.

financiadores – pessoa física e pessoa jurídica...

Ambos precisam saber a situação real da empresa seu endividamento e sua capacidade de liquidar dívidas para avaliar o quanto pode ser emprestado.

administradores...

São os gestores da empresa e usam a informação contábil para as tomadas decisões, aumentar os lucros e diminuir gastos verificando que setor tem mais rentabilidade.

governo...

O governo por meio das informações contábeis pode analisar a capacidade de pagamento dos tributos, e se a empresa estiver com resultados negativos o governo pode conceder incentivos fiscais para ajudar a mesma a se levantar, e também com base nos dados fornecidos podem detectar fraudes.

empregados ou candidatos a empregos...

Os empregados utilizam as demonstrações contábeis para avaliar a lucratividade da empresa em que trabalha para uma possível negociação salarial e participação nos lucros, os candidatos a emprego procurar saber se a empresa é uma boa empregadora e sua capacidade de pagamento dos funcionários.

sindicatos...

Os sindicatos utilizam das informações contábeis para negociar salários e reivindicações sindicais.

órgãos de classes...

Verificam as empresas que fornecem empregos ao seu ramo profissional para acompanhar o andamento de sua profissão no mercado de trabalho, e assim verificar o quanto sua classe esta crescendo.

consumidores e concorrentes...

Os consumidores comparam os produtos e preços oferecidos pela empresa e verificam se são condizentes com o que está descrito em sua contabilidade, se a empresa não está cobrando um valor abusivo por certo produto pelo lucro muito alto.

Os concorrentes usam destas informações para verificar as finanças de certa empresa verificando capital, ativos, contas a receber, estoque e comparar o volume de receitas de ambas as empresas e suas participações no mercado.

sociedade em geral...

Outros usuários podem ter acesso as informações contábeis das empresas como estudantes fazendo pesquisas, agências reguladoras, empresas de informações cadastrais e ONGs.

Experiências e exemplos práticos de situações cujas decisões são otimizadas com o acesso às informações contábeis

acionistas – pessoa física e pessoa jurídica...

• Pessoa física: uma pessoa que quer investir um valor x na compra de ações da empresa VALE vai verificar com base nas informações contábeis se a empresa está tendo um balanço positivo, para decidir investir ou não.

• Pessoa jurídica: No caso abaixo veremos como as empresas se vendem e como outras viram acionista majoritárias apenas pela compra de ações.

O bilionário Eike Batista e o fundo de pensão canadense Ontario Teachers Pension Plan Board (OTPP) anunciaram a compra, respectivamente, de 31,261 milhões de ações e 10,405 milhões de ações da LLX. Os papéis foram comprados do BNDESPar, braço de participações em empresas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por 2,28 reais cada.

Com a operação, o bilionário e a OTPP passaram a deter 54,2% e 17,9% das ações da LLX, respectivamente. Até o momento, as empresas não divulgaram o valor pago por ação.

clientes – pessoa física e pessoa jurídica...

• Pessoa física:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com