TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Monografias: VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  8.968 Palavras (36 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 36

1. VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Finanças é a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. Neste contexto, a administração financeira lida com as obrigações do Administrador Financeiro na empresa. Este, por sua vez, gerencia ativamente as questões financeiras de qualquer tipo de negócio, seja ele público ou privado, grande ou pequeno, com ou sem fins lucrativos.

Formas Básicas de Organização

Uma organização pode assumir algumas formas básicas, são elas: firma individual que é quando a empresa de propriedade de uma pessoa e operada para o seu lucro; responsabilidade ilimitada que é a condição onde uma firma individual permite que o total dos bens dos donos sejam tomados para satisfazer os credores, os sócios têm responsabilidade ilimitada, ou pelo menos um deles; sociedade limitada que diz respeito a um negócio que é propriedade de uma ou mais pessoas e operado com fins lucrativos; Existe ainda a sociedade anônima que representa uma entidade de negócios intangível criada por lei (muitas vezes chamada de “pessoa jurídica”); responsabilidade limitada é quando os sócios não podem perder mais do que eles investiram. A organização é regida pelo contrato social que estabelece formalmente a sociedade de negócios.

Organização da Sociedade Anônima

Os entes participantes da sociedade anônima são representados pelos acionistas que são os proprietários de uma sociedade anônima cuja propriedade é evidenciada por ações ordinárias ou por ações preferenciais, o que lhes confere direito a voto; Conselho de Administração é o grupo eleito pelos acionistas da sociedade anônima cuja autoridade é final nas conduções dos negócios da sociedade anônima e na concepção da política geral da empresa; Presidente ou Diretor Presidente (CEO – Chief Executive Officer) é o funcionário responsável pelo gerenciamento das operações do dia-a-dia da empresa e por levar adiante as políticas estabelecidas pelo Conselho de Administração; Vice Presidente Financeiro CFO (Chief Financial Officer) é o cargo hierárquico que liga o Presidente aos Diretores; Diretor Tesoureiro: é o responsável pelas atividades financeiras da empresa, tais como: planejamento financeiro, captação de recursos, tomada de decisão para desembolso de capital, gerenciamento de caixa, crédito e fundo de pensão; Controller é o funcionário responsável pelas atividades de contabilidade da empresa, tais como: a contabilidade da sociedade anônima, o gerenciamento de impostos, contabilidade financeira e de custos, entre outros.

Atividades-chave do Gerente Financeiro

1 Fazer análise e planejamento financeiro;

2 Tomas decisões de investimento;

3 Tomar decisões de financiamento (análise do Balanço e Fluxo de Caixa).

Análise e Planejamento Financeiro

O objetivo é avaliar os fluxos de caixa e desenvolver os planos que assegures fluxos de caixa adequados para dar apoio às metas da empresa. E ainda:

 Monitorar a condição financeira da empresa;

 Determinar o financiamento necessário;

 Avaliar a necessidade de aumento ou diminuição da capacidade produtiva;

2. INSTITUIÇÃO, MERCADOS E TAXA DE JUROS

A Instituição Financeira é um intermediário que canaliza a poupança de indivíduos, negócios e governos para empréstimos e investimentos. Assim, a Lei de controle monetário e desregulamentação de Instituições Depositárias elimina teto de taxa de juros sobre as contas, permite que certas instituições ofereçam novos tipos de contas e serviços.

O Mercado financeiro une fornecedores e tomadores de recursos podem fazer negócios diretamente. Dessa forma, o Mercado Primário é onde os títulos são inicialmente emitidos, o único mercado onde o emissor está diretamente envolvido na transação; o Mercado Secundário é quando os títulos que já tiveram proprietários são negociados. O Mercado Monetário é uma relação financeira estabelecida entre fornecedores e demandantes de recursos em curto prazo. Outro tipo de mercado é o de Capital que é uma relação financeira criada por instituições e acordos que permitem que fornecedores e demandantes de recursos em longo prazo façam suas transações.

Definições Importantes

Bolsa de Valores: Local no qual podem ser levantados recursos através da venda de novos títulos, assim como compradores pode revender títulos.

Bolsas de valores organizadas: Agem como mercado secundário, onde títulos emitidos são revendidos.

Títulos mobiliários negociáveis: Instrumento de dívida em curto prazo. Ex: Letras do Tesouro Norte Americano.

Fundos Federais: Transação de empréstimos entre bancos comerciais na qual o Banco Central se envolve.

Mercado da Euromoeda: Equivalente internacional ao Mercado de Investimento doméstico. Ex. Depósito em dólares por seis meses em uma agencia aqui no Brasil.

Título de Dívida: Instrumento de dívida em longo prazo usado por empresas e governo para levantar grande soma em dinheiro, geralmente de um grupo formado por vários investidores.

O papel do banqueiro de investimento: Intermediário financeiro que compra títulos emitidos pelo governo, assim como de sociedades anônimas, e as revende para o público em geral.

Oferta Pública: é a venda de títulos ou ações para o público em geral.

Subscrição: a compra de um título a um preço mais baixo do que o preço de revenda planejado, assume o risco das variações e garante ao emissor o montante por ele desejado.

Spread: é a diferença entre o preço pago pelo título por um banqueiro e seu preço de venda.

Organização da atividade do banco de investimento

Definição

Leilão

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com