TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens de adquirir um consórcio

Pesquisas Acadêmicas: Vantagens de adquirir um consórcio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.931 Palavras (8 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 2

2 DESENVOLVIMENTO 3

2.1 VANTAGENS 3

2.2 ESTRATÉGIA DE INVESTIMENTO 4

2.3 INVESTIMENTO E RETORNO 4

2.4 COMO FUNCIONA 5

Confira as vantagens do Plano Linear 8

3 CONCLUSÃO 9

1 INTRODUÇÃO

Dentre os assuntos relacionados às matérias estudadas no terceiro semestre, serão abordadas as vantagens de se adquirir um consorcio que é uma forma de investimento para quem não tem tanta necessidade ou urgência, de se adquirir um bem de imediato, ou caso decida pelo próprio dinheiro investido que ao final ou do consorcio é resgatado no prazo mínimo de noventa dias quando solicitado.

Consórcio é um sistema que reúne pessoas físicas e/ou jurídicas, em grupo fechado, promovido por uma administradora, com a finalidade de propiciar a seus integrantes a aquisição de bem, conjunto de bens ou serviços por meio de autofinanciamento.

Como o objetivo do consórcio é a aquisição de bens e serviços, não é permitida a formação dos consórcios de dinheiro.

As administradoras são as empresas prestadoras de serviços responsáveis pela formação e administração de grupos de consórcios. Desde março de 1991, o Banco Central é responsável pela autorização e fiscalização destas empresas que operam no país, bem como pela normatização de suas operações.

Quais são os bens? O grupo de Consórcio poderá ser referenciado em bens móveis ou conjunto de bens móveis, em bem imóvel ou em serviço ou conjunto de serviços de qualquer natureza. O grupo poderá ser constituído por bens ou serviços de preços diferenciados pertencentes às classes:

Classe I: veículo automotor (automóveis, camionetas, utilitários, buguies, motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos, ônibus, microônibus, caminhões, tratores etc), aeronave, embarcação, máquinas e equipamentos.

Classe II: produtos eletroeletrônicos e demais bens móveis duráveis ou conjunto de bens móveis, nacionais ou importados, excetuados os referidos na Classe I.

Classe III: bens imóveis que poderão ser residenciais, comerciais, rurais, construídos ou na planta e terrenos, incluindo-se reforma e imóvel vinculado a empreendimento mobiliário.

Classe IV: serviço de qualquer natureza.

2 DESENVOLVIMENTO

Os interessados podem aderir a um grupo de Consorcio de duas maneiras:

Grupo em formação: neste caso a administradora ainda está reunindo as pessoas em número suficiente que permita atingir o objetivo do Consorcio, ou seja, contemplação de seus integrantes em prazo predeterminado.

Grupo já formado: grupo que já realizou a assembléia de constituição, ou seja, já está operando. Neste caso a adesão envolve duas opções:

Cota vaga disponível a comercialização. A aquisição da cota é feita diretamente com a administradora.

Cota de transferência (Cessão de contrato de participação com a anuência da administradora) – o interessado compra a cota diretamente do consorciado. Estará assumindo, portanto integralmente os direitos e as obrigações do consorciado que está sendo substituído.

2.1 VANTAGENS

Quem faz consórcio poupa mais

Graças ao consórcio, o hábito de poupar vem crescendo em nosso país. Afinal, enquanto a caderneta de poupança precisou de 78 milhões de correntistas para arrecadar 235 bilhões de reais, o Sistema de Consórcios, com 2 milhões de contemplados, conseguiu poupar 27 bilhões de reais.

Em outras palavras, no consórcio as pessoas poupam 4,5 vezes mais do que na caderneta de poupança. Ao aderir a uma cota o consorciado assume perante si e perante o grupo o compromisso de destinar uma pequena parcela do seu rendimento mensal para poupar.

Existem 4 maneiras de se adquirir bens: à vista, financiado, leasing e consórcio.

Por se tratar de autofinanciamento, em que um grupo se une com esse objetivo específico, o consórcio é a modalidade mais econômica de aquisição de bens, pois permite que o participante se beneficie da compra pelo preço a vista, pagando a prazo e ainda sem juros.

2.2 ESTRATÉGIA DE INVESTIMENTO

Quando se trata de investimento, muitas pessoas não sabem por onde começar. Reservar parte do que se ganha para investir não é tarefa fácil, mas o sistema de consórcio constitui-se em uma opção simples e segura para pessoas e empresas que desejam investir em bens duráveis, bens imóveis e bens de produção.

Com uma pequena quantia mensal e um pouco de disciplina pode-se colocar em ação uma estratégia de investimentos com objetivos definidos.

2.3 INVESTIMENTO E RETORNO

No consórcio, todos os participantes do grupo se beneficiam do autofinanciamento. Assim, o participante contemplado no início passa a usufruir do bem pagando um custo muito menor do que o das modalidades de financiamento.

Quem é contemplado no final do grupo também faz um excelente investimento, recebendo um bem pelo seu valor atualizado e pelo qual pagou um valor menor.

Do poder de barganha da compra à vista

Quando contemplado, por sorteio ou lance, o participante tem direito à carta de crédito para adquirir o bem quando e de quem lhe parecer mais conveniente.

A carta de crédito é dinheiro vivo e, com o status de quem está comprando à vista, o consorciado aumenta o poder de barganha, beneficiando-se do maior desconto.

Enquanto pesquisa o melhor negócio o consorciado tem seu capital preservado, uma vez que o valor é aplicado e corrigido mensalmente.

2.4 COMO FUNCIONA

Contribuição de todos gera benefício de cada um.

Em todo o consórcio, sempre existe um grupo de pessoas que deseja adquirir um determinado produto, denominado bem, mas que não possuem naquele momento o valor necessário para comprá-lo, ou preferem adquirir de forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com