TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Verificação do conhecimento sobre disciplina "Marketing"

Exam: Verificação do conhecimento sobre disciplina "Marketing". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Exam  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 4

1-O desenvolvimento de um produto é o processo pelo qual a empresa converte oportunidades de mercado em informação para a fabricação comercial. Este processo envolve quase todos os departamentos da empresa, e para sua execução engloba diversos fatores. Quais são estes fatores?

R - Fatores tecnológicos, econômicos e ambientais.

2-Além dos fatores tecnológicos, econômicos e ambientais quais são outros fatores que influenciam no sucesso de um projeto? Exemplifique cada um deles.

R – Influenciando também os fatores culturais, sociais e políticos.

Cultural: Tem que analisar a cultura não região em que se pretende por o produto.

Social: Analisar a classe dos clientes dessa região se irão ou não consumir o produto.

Político: Analisar a competitividade dos produtos em mercado.

3-Qual a importância de se fazer um estudo de mercado para o desenvolvimento de um projeto e quais são os passos?

R – O estudo de mercado é muito importante para definir todos os aspectos e a abrangência desse produto. Definir o local, regional ou nacional para exportar, avaliar a situação ao (futuro) concorrente, a origem dos produtos similares, perceber qual a opinião dos consumidores, quando a uma nova marca, tipo de embalagem e tamanho. Tudo isso é fundamental para o crescimento da empresa.

4-Ao se fazer um projeto agroindustrial, alguns fatores devem ser observados além daqueles econômicos, sociais tecnológicos e políticos devemos prestar atenção para a localização da agroindústria, porque?

R – A localização da implantação de um projeto também é fundamental para definir a localização, é necessário um exame detalhado dos fatores que a agroindústria exige, pontos estratégicos, com a disponibilidade de energia elétrica, de água em quantidade e qualidade, pontos distantes de fontes produtoras de mau cheiro de qualquer natureza, terreno em tamanho bom e área suficiente para

5-Além dos fatores sociais, políticos, sanitários e ambientais devemos considerar como o mais importante de todos que é o FATOR ECONÔMICO-FINANCEIRO para sabermos o quanto vai custar e o quanto e quando vai retornar. De quais forma podemos obter estas respostas?

R - Com base no fluxo de caixa obtido é possível obter indicadores econômicos como:

 Valor presente liquido – taxa interna de retorno

 Tempo de retorno de capital; ponto de equilíbrio.

6-O que é o Valor Presente Líquido, como é calculado e o que significa o resultado obtido?

R – Se os saldos de caixa de cada ano de vida útil forem corrigidos monetariamente para o tempo presente, descontando-se os juros equivalentes a taxa mínima de atratividade e então somadas, terá um numero conhecido como valor presente liquido (VPL). Se o VPL for positivo significa que o projeto prevê um retorno acima do considerado mínimo para compensar o investimento sendo uma escolha valida.

7-O que é a Taxa de Retorno Interno e por que calculá-la?

R – É aquela que iguala as entradas e saídas do fluxo de caixa quando esses valores são atualizados para o momento presente. O calculo indicaria a viabilidade do investimento.

8-A análise do Tempo de Retorno do Capital mostra ao investidor o tempo que as entradas liquidas se igualarão investimento inicial, quais as formas que podemos calcular este tempo?

R – Um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com