TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vivenciando A Pratica De Conceitos

Exames: Vivenciando A Pratica De Conceitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  1.848 Palavras (8 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

No artigo a seguir pode-se presenciar de perto como funciona a fundo uma organização e aprender um pouco sobre liderança, observando na prática como funciona a aplicação dos conceitos especificados em sala de aula, bem como no ambiente virtual. Pode-se verificar de perto que os conceitos são inquestionáveis e que quando bem executados podem fazer a empresa crescer sólida, dificultando assim que a mesma feche as portas rapidamente.

2 DESENVOLVIMENTO

A empresa "Eventos e Locações" com sede na 210 sul alameda 05 lote 03 nasceu há cerca de 15 anos e foi uma das pioneiras no ramo em Palmas.

O Sr. Luíz Carlos dono da empresa começou sozinho nesse ramo trabalhando apenas com um item para eventos, conforme a demanda crescia o dono aumentava a quantidade de material, mas ainda continuou sozinho por muito tempo, há cerca de 6 anos atrás o sr. Rafael Fabrício, irmão do dono juntou-se à equipe para que eles pudessem progredir ainda mais no negócio. Pouco tempo depois a empresa aumentou a quantidade de funcionários sempre crescendo.

"Era tão difícil conseguir funcionários naquela época, pois o dinheiro era curto e eu tinha que investir na empresa, que inúmeras vezes eu lavei banheiros químicos sozinho." Conta o Sr. Luiz Carlos, mas mesmo com dificuldades não desistiu do seu sonho. Hoje a empresa conta com materiais para eventos em larga e escala e em quase todas as áreas, cerca de 15 funcionários devidamente registrados e uma vasta carteira de clientes fiés.

"Nós trabalharemos 25 horas por dia, 8 dias por semana se for preciso para oferecer aos nossos clientes um serviço de qualidade, pois essa é a marca registrada da Eventos e Locações" diz o filho do Sr. Luiz Carlos, o simpático e bem-humorado João Felipe, que hoje ajuda ativamente ao pai no negócio da família.

E a empresa tem aumentado a cada dia o seu leque de opções para atender eventos visando assim crescer cada vez mais nesse ramo em todo o Brasil, visto que já atende ativamente em várias cidades do estado.

De acordo com o SEBRAE a empresa está caracterizada como ME – Micro Empresa

A empresa conta com quatro setores sendo eles: Administrativo, comercial, financeiro e montagem.

Todos formam um conjunto para que a empresa assim como um carro ande, mas o que seria o motor é o setor comercial alinhado à montagem, pois o comercial fecha os eventos e o setor de montagem faz o evento acontecer.

Os níveis hierárquicos da empresa são definidos da seguinte forma no setor estratégico está a equipe que compõe o setor administrativo, no setor tático encontram-se o comercial alinhado ao financeiro e finalmente no setor operacional a equipe de montagem.

No caso da aplicação PODC, foi escolhido o setor comercial, especificando um pouco sobre como o método é usado na empresa:

Planejar: Como a empresa é do ramo de eventos, alguns eventos são planejados desde o começo do ano, usando como exemplo o ano de 2014 onde já foi feito o planejamento de eventos principais, tais como: pecuárias em maio, jogos da copa e festas juninas em junho, temporada de praia em julho... E assim por diante, esses são exemplos de eventos que já foram programados desde o começo do ano.

Porém na prática, quase sempre o evento é planejado na hora mesmo, como vai ser a montagem, caso tenha que viajar qual funcionário será separado para essa função e etc. Geralmente essas programações são feitas pelo comercial que fechou o evento alinhado ao coordenador de montagem, mas sempre segue uma regra: “fechou o evento, emite a ordem de serviço e executa a montagem do evento”.

Organizar: Ainda falando no setor comercial a organização é um fator fundamental, pois é através disso que o setor de montagem pode concluir o evento. O comercial sempre está atento ao que tem pra montar para que ele não acarrete muitas funções e assim possa executar o evento e que o cliente fique satisfeito.

Dirigir: Essa é uma das partes mais complicadas do método PODC, é onde começa o trabalho com pessoas. Sejam montadores, clientes ou até mesmo parceiros.

É nesse item onde os problemas começam a aparecer e o administrador tem que entrar em questão para resolver alguns possíveis problemas. E bem verdade que as vezes acontecem alguns imprevistos e que nem sempre tudo sai como o planejado, mas é aí onde entra o papel fundamental da pessoa responsável por dirigir o evento, é ela que vai resolver os possíveis problemas que surgirem tais como: O caminhão pode atolar, o material do fornecedor pode não funcionar na hora, podem faltar vários montadores de uma vez só ou até mesmo o cliente mudar de idéia em cima da hora quando ao material, e é onde cabe ao dirigente resolver esses “problemas”, para que o evento aconteça sem dando algum.

Controlar: O “controlador”, no bom sentido da palavra claro, vem fazendo o fechamento de todo o evento, é ele que vai fazer o pós-venda com o cliente, avaliar o que foi proveitoso, o que “encantou” o cliente e o que deu errado. Geralmente também feito pelo comercial (quando se tratando de clientes externos), essa ferramenta é muito utilizada pela empresa para fidelizar o cliente.

No caso da gestão empresarial, uma das ferramentas mais usadas é o CQ – Controle de Qualidade, que se assemelha ao controlador, onde a empresa busca contatar o cliente para verificar como foi o desenvolvimento do serviço prestado procurando assim melhorar cada vez mais o serviço.

A teoria que se “encaixa” na organização dessa empresa, seria a contingência estrutural onde a organização busca analisar fatores que precisam ser adaptados dentro da estrutura organizacional, através de reuniões para melhorar o clima da empresa com foco de descobrir a causa do problema e juntos tentando resolver. Sabe-se que não há uma ótima estrutura conforme Donaldson nos coloca, mas considera-se o ambiente como fonte de pressões, e que as estruturas organizacionais são adaptáveis. Tendo isso como base o setor de RH que também está associado a administração procura ‘adaptar’ a empresa para melhor se desenvolver no mercado de trabalho.

-Comportamento Organizacional

Separando por partes na questão de motivação, grande parte das pessoas que trabalham na empresa estão lá principalmente porque gostam do que fazem, claro que isso não pode ser generalizado pois conversei com alguns que afirmaram estarem lá apenas pelo salário, mas outros começaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com