TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vpl Tir Payback

Casos: Vpl Tir Payback. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  885 Visualizações

Página 1 de 2

2. Conceito e Cálculos VPL, TIR e Payback

2.1. Conceitos de VPL, TIR e Payback

Valor Presente Líquido (VPL)

O VPL é talvez o mais importante entre os três mencionados no post. Como o próprio nome diz ele serve para que seja possível saber quanto vale o dinheiro resultante do seu negócio, ou projeto, depois de um determinado período, mas em valores do presente. Por exemplo, se investimos R$50.000,00 em um projeto de criação de uma consultoria. Também estimamos uma receita de R$70.000,00 no primeiro ano, porém com crescimento de 5% ao ano. Podemos estimar também que teremos um custo total de aproximadamente 40% da receita dessa consultoria. Analisando essa empresa por um período de 5 anos, que é razoável e muito usado para planos de Marketing, devemos verificar o quanto vale hoje todo o dinheiro resultante desses 5 anos de projeção. Essa análise resulta no VPL. Caso o VPL seja positivo é sinal de que o projeto planejado tenha sucesso e não fique no vermelho. Caso seu VPL seja negativo, o melhor seria mesmo é abandonar o projeto. Caso esse valor seja zero não estaremos nem ganhando e nem perdendo. O interessante nessa situação é avaliar bem o negócio. Dependo no tipo de negócio uma análise de 5 anos que resulta em um VPL = 0 pode ser interessante, mas acredito que na maioria dos casos 5 anos é um bom período para que o projeto já tenha se pagado.

Taxa de Retorno de Investimento (TIR)

A TIR também é calculada em cima do seu fluxo de caixa. O resultado é um valor percentual e que espera-se, para um bom projeto, que seja maior do que a taxa de crescimento estabelecida para o negócio. No caso da nossa consultoria visamos um crescimento de 5% ao ano. Caso a TIR seja maior que 5% será um indicador de que poderemos ter sucesso.

Payback

Por último vem o Payback. Esse simplesmente lhe mostra em quanto tempo seu negócio paga o investimento inicial e passa a dar lucro. O cálculo é simples. Na verdade é preciso apenas verificar na estimativa de fluxo de caixa do projeto o momento em que o fluxo fica positivo. Dai então verificamos a quantidade de anos, meses e dias aproximados que esperamos (de acordo com as estimativas para o projeto) que o investimento inicial seja devolvido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com