TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIR ( Taxa Interna De Retorno) E A Regra De Payback

Trabalho Escolar: TIR ( Taxa Interna De Retorno) E A Regra De Payback. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  1.060 Visualizações

Página 1 de 4

PAYBACK E TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR)

Payback é o período de tempo necessário para que as entradas de caixa do projeto se igualem ao valor a ser investido, ou seja, o tempo de recuperação do investimento realizado.

Se levarmos em consideração que quanto maior o horizonte temporal, maiores são as incertezas, é natural que as empresas procurem diminuir seus riscos optando por projetos que tenham um retorno do capital dentro de um período de tempo razoável.

Payback Descontado é o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo.

O cálculo do Valor Presente Líquido – VPL, leva em conta o valor do dinheiro no tempo. Portanto, todas as entradas e saídas de caixa são tratadas no tempo presente. O VPL de um investimento é igual ao valor presente do fluxo de caixa líquido do projeto em análise, descontado pelo custo médio ponderado de capital.

A Taxa Interna de Retorno – TIR é a taxa “i” que se igualam as entradas de caixa ao valor a ser investido em um projeto. Em outras palavras, é a taxa que iguala o VPL de um projeto a zero.

Um aspecto que deve ser considerado é que a utilização exclusiva da TIR como ferramenta de análise pode levar ao equívoco de se aceitar projetos que não remuneram adequadamente o capital investido, por isso deve ser uma ferramenta complementar à análise.

REGRA DE PAYBACK

Outro instrumento de avaliação é o período de payback (recuperação do investimento inicial). A regra que determinará se um investimento é aceitável ou não, pelo período de payback, é dado por um período determinado de tempo (anos).

Quando comparada com a regra do VPL, o payback tem suas limitações bastante fortes, pois é calculado somente pela determinação dos fluxos de caixa futuros, não sendo feito qualquer desconto sobre o custo do dinheiro no tempo. Também não leva em conta os riscos envolvidos nos projetos, bem como torna extremamente difícil calcular um período apropriado para um projeto, ou seja, não existem fundamentações econômicas para considerar o payback, usa-se somente um número arbitrariamente.

Apesar dessas limitações, a regra do payback é utilizada por muitas empresas para calcular, geralmente, projetos que não envolvem muitos riscos, ou naqueles em que o custo das projeções seria relativamente alto.

TAXA INTERNA DE RETORNO

A Taxa Interna de Retorno (TIR) é uma taxa de desconto hipotética que, quando aplicada a um fluxo de caixa, faz com que os valores das despesas, trazidos ao valor presente, seja igual aos valores dos retornos dos investimentos, também trazidos ao valor presente. O conceito foi proposto por John Maynard Keynes, de forma a classificar diversos projetos de investimento: os projetos cujos fluxos de caixa tivessem uma taxa interna de retorno maior do que a taxa mínima de atratividade deveriam ser escolhidos.

Assim, a TIR é a taxa necessária para igualar o valor de um investimento (valor presente) com os seus respectivos retornos futuros ou saldos de caixa gerados em cada período. Sendo usada em análise de investimentos, significa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com