TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética

Ensaios: Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  2.909 Visualizações

Página 1 de 3

v

AULA 1

A ética,faz parte da filosifia que estuda os valores morais e os princípios da conduta dos humanos. Seu papel é fundamentar a Moral, pois supõe uma crença, inclusive com os seus respectivos dogmas.Foi muito estudada pelos filósofos Sócrates e Aristóteles e basicamente a descreveram como a " investigação geral " sobre aquilo que é bom, e seu objetivo sendo facilitar a vida do homem de modo a que ele se realize.

A moral significa boa conduta, seguindo o que normalmente é aceito pela sociedade.Já a ética tem por objeto as ideias morais justificadas. Podemos dizer então, que a moral diz sempre respeito a valores que temos em relação aos outros.

O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vão determinar a sua conduta e a sua moralidade, o seu caráter. Os seus valores e firmeza moral definem a coerência das suas ações, do seu procedimento e comportamento.

O dever moral é aquele que não é imposto nem pela lei nem pelo Direito, mas se subordina ao livre arbítrio e cujo cumprimento depende da consciência e dos princípios morais de cada um.

Os direitos humanos são os direitos básicos de todos os seres humanos. São : direitos civis e políticos (exemplos: direitos à vida, à propriedade, liberdades de pensamento, de expressão, de crença, igualdade formal, ou seja, de todos perante a lei, direitos à nacionalidade, de participar do governo do seu Estado, podendo votar e ser votado, entre outros.

AULA 2

A Ética empresarial é feita em três fases: Fase 1 – A Era Industrial; Fase 2 – A Era Pós-Industrial; Fase 3 – A Era da Informação.

Fase 1 - Além do lucro das organizações existem outros valores e sentimentos que envolvem a atividade econômica, por exemplo a comunicação e o balanço social, que seria a forma com que se preocupa com as pessoas, com os negócios, com o planeta; A responsablididade corporativa, manter a eficiência nos negócios; Recursos Humanos.

"Grandes contribuições deram Adam Smith e Max Weber na era industrial, quando asseveraram existir uma conexão entre ética e empresa, entendendo que o sucesso empresarial dar-se-ia quando a organização, dentro do seu bojo, abarcasse condições legais e morais. Ambos marcaram a história da Ética Empresarial."

Fase 2 - A necessidade de se criar Capital Social ou a necessidade das redes de confiança.

A concepção de empresa sofreu transformações do tipo: Não apenas produzir por produzir, mas sim como uma organização onde uma ação influencia a outra;

stakeholders - Onde todos os envolvidos saem ganhando;

Postura mais exigente;

A importância de estabelecer valores e princípios;

A busca pela excelência;

O que é importante para mim devo proporcionar para os outros, aqui no caso, valores compartilhados.

FASE 3 - Neste momento, a ética empresarial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com