TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Relações De Trabalho

Trabalho Escolar: Ética E Relações De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  1.848 Palavras (8 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Professor a distancia: Prof. Me. Maurício Dias

Tutor à distância: Rafael Pazeto Alvarenga

Pólo Presencial de Porto Alegre

Porto Alegre / RS

Sumário

Capítulo 1

1. INTRODUÇÃO 3

Capitulo 2

2. Ética e Relações Humanas no Trabalho 3

Capítulo 3

3. Principais implicações éticas presentes 5

no filme “Amor sem Escalas”

3.1 Sinopse do Filme 5

3.1.1 Analise do filme “Amor sem Escalas” 5

Capítulo 4

4. Considerações sobre observações o artigo “Alguém já viveu um amor sem escalas” 6

Capítulo 5

5.CONCLUSÃO 7

Capítulo 6

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7

Capítulo 1

1.INTRODUÇÂO.

Não poderíamos viver em sociedade se não seguíssemos princípios éticos. Sem ética a humanidade se aniquilaria. Mas o que vem a ser ética? Não há um consenso geral sobre seu significado.

O objetivo deste trabalho é apresentar definições de ética , sua origem e conseqüências de viver com ética na atualidade, de ética empresarial e as principais implicações éticas presentes no filme “ Amor sem Escalas”, onde o ator George Clooney vive o papel de Ryan Bingham, funcionário de uma empresa e que tem como função demitir pessoas.

Capítulo 2

2. Ética e Relações Humanas no Trabalho

Na definição do dicionário Aurélio, ética é a ciência da moral. Já no dicionário Básico de Filosofia, “((gr. ethike, de ethikós: que diz respeito aos costumes) . Parte da filosofia prática que tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral (finalidade e sentido da vida humana, os fundamentos da obrigação e do deve, natureza do bem e do mal, o valor da consciência moral etc.), mas fundada num estudo metafísico do conjunto das regras de conduta consideradas como universalmente válidas. Diferentemente da moral, a ética está mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme a sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia e sobre os meios de alcançá-las. A moral está mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições destinadas a assegurar uma vida em comum justa e harmoniosa".(JAPIASSÚ; MARCONDES, 2001, p. 69)

Formalmente o inicio da histórica da ética, surge na Antigüidade grega, através de Aristóteles (384 - 322 a.C.) e suas idéias sobre a ética e as virtudes éticas. Segundo o autor a ética é à busca da valorização da harmonia entre a moral e a natureza humana com o intuito de chegar à felicidade.

Da antiguidade até a historia atual, os estudos e definições de ética são diversificados e caracterizam as regras, normas e valores do homem em sociedade de cada período estudado.

No mundo atual, as questões éticas, principalmente na política, empresas e economia, ganham cada vez mais atenção. O fato é que há uma enorme e crescente degradação moral tanto na política, que sempre está na mídia, como em inúmeros outros setores, ou em todos, setores da sociedade, gerando os mais variados escândalos financeiros, de impunidades e desmandos.

Observa-se, por outro lado, que as preocupações levantadas demonstram um interesse em modificar esta situação e promover que as atitudes não éticas sejam cada vez mais eliminadas da sociedade.

As organizações atualmente estão cada vez mais preocupadas no agir ético, valorizar as normas éticas aumentando a harmonia e respeito no ambiente de trabalho e consequentemente um nível melhor de satisfação dos funcionários e uma produção mais eficaz e eficiente.

Capítulo 3

3. As principais implicações éticas presentes no filme “Amor sem Escalas”

3.1 Sinopse do Filme

O executivo Ryan Bingham (George Clooney) trabalha em um escritório terceirizado e tem como fução demitir funcionários de varias empresas em locais diferentes. Passa maior parte do tempo viajando, seus relacionamentos particulares e profissionais são sem intimidades, sem compromissos com as pessoas. Tudo muda quando uma jovem Natalie Keener começa a trabalhar com ele na empresa e sugere ao chefe que economize nas viagens, e que faça todo o trabalho através da internet, um sistema de videoconferência onde as pessoas podem ser demitidas sem que seja necessário haver gastos com viagens até as empresas para fazer a demissão. Ele tenta convencer seu chefe de que a idéia de demitir pessoas pela internet.

Ele passa a ter incerteza sobre seu futuro na empresa e faz com que ele se questione sobre se vale a pena não querer se apegar a nada. Ela, por sua vez, começa a entender o trabalho delicado que é demitir um profissional e as conseqüências que poderão surgir para as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com