TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

                   Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 1]

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Nome

Mariana Cristina Meireles

RA

7271610617

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

           Introdução

Será analisado um funcionário com muito tempo de serviço prestado na empresa Petrobras, tendo um perfil negativo com que se pede nos valores e crenças da organização, aonde o mesmo tem medo de ser substituído pela tecnologia e inovação.

        Sabendo que a empresa busca maximizar seus resultados obtendo maior rendimento em seus capitais e maiores lucratividades de seus produtos, deveria aceitar as mudanças da organização. Se sentindo ameaçado pelas novas contratações não interage com os funcionários do mesmo e de outros setores, buscando se isolar cada vez mais.

         Pela Petrobrás ser uma empresa estatal sabemos que ele tem uma estabilidade dentro dela, por esses e mais fatores que iremos ver o mesmo não busca interesse e nem conhecimento.  

         Existe um funcionário que trabalha na empresa há  17 anos, concursado, por ser trabalhador com certa idade, o seu perfil é fechado, individual, onde o mesmo não busca interesse em ajudar e nem interagir com os demais dentro da organização, tomando as suas decisões sozinho e agindo de maneira  particular,  e sem ter  interessar de procurar conhecimentos por fora, sem pensar no prejuízo que isso causa a empresa.

        Com o seu perfil fechado não esta apto a mudanças e muito menos aceitando elas, mantendo as mesmas técnicas e procedimentos que eram adotados desde o inicio das atividades da corporação, mesmo sabendo que essas técnicas são ultrapassadas, ele não abre mão de coloca-las em praticas, não aceitando que a tecnologia além de facilitar, ajuda a obtenção de melhores resultados, trazendo prêmios e tornando a organização mais moderna e excelente ambiente para se trabalhar. Desta forma se sente oprimido pela evolução tecnológica.

        Com as novas contratações de jovens o mesmo se sente ofendido e pressionado a aprender as novas técnicas e buscar conhecimentos por fora. O entusiasmo de todos para ele não é valido, pois eles buscam desafios e superam os obstáculos que a tecnologia traz, já ele não se importa com os resultados por ser uma pessoa cômoda e sem interesse em aprender. Vendo todos entusiasmado com as novas técnicas, e as que virão, faz com que eles se entusiasmem e tenham vontade de aprender mais, trazendo projetos inovadores que ajudam o alcance do objetivo minimizando os custos e aumentando a lucratividade. O mesmo não sente esse animo, pois  pensa que tudo aquilo pode um dia torna-lo desnecessário tomando o seu lugar dentro da empresa.

        Com esse perfil retrógado, ele não ajuda com a obtenção dos resultados pretendidos pela empresa, pois na sua maneira, aplica técnicas e métodos antigos fazendo com que a rentabilidade dos capitais da organização não alcance os níveis esperados por seus diretores, assim como os custo com a produção dos produtos a serem comercializados ficam sobremaneira mente elevados e por consequência os seus lucros são minimizados. Isso não é o objetivo final da empresa, que busca como todos no mercado uma maior rentabilidades dos seus capitais e uma maior lucratividade dos seus produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com