TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética no campo da proteção ambiental

Tese: Ética no campo da proteção ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Tese  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 4

A ética na preservação do meio ambiente

* Rosângela Trajano

Se todos os homens construíssem valores morais desde a infância não estaríamos sofrendo com o aquecimento global. A moral que define os bons costumes de uma sociedade é estudada pela ética. Uma vez que a ética estuda a moral penso estarmos diante de um estudo crítico e rigoroso quanto a preservação do meio ambiente. Os homens provocam as horríveis catástrofes da natureza, porque são leigos no caminho da busca para o bem. Esses mesmos homens que criam leis regularmente pensando na prática do bem não sabem que antes de praticar é preciso indagar qual o bem dessa prática. Acredito que a ética deve voltar-se para a investigação criteriosa de tais leis enquanto noção de bem ou mal aos homens e ao meio ambiente. É preciso que a ética se encarregue de orientar os homens na conscientização de uma moral voltada à preservação do meio ambiente urgentemente, avaliando o outro lado das questões. O lado homem sapiens.

Fala-se muito em meio ambiente, animais em extinção, queimadas, desflorestamento. Congressos e encontros criam normas e órgãos encarregados da preservação do meio ambiente. No entanto, não se avalia a questão ética em que essas normas devem ser fundamentadas e qual o papel desses órgãos na essência da sua constituição. É simples tomar como exemplo a questão polêmica do monóxido de carbono contribuindo para o aquecimento global. Muito se discute sobre isso, porém as decisões tomadas repercutem de diversas formas porque não são tratadas por unidades, ou seja, não é examinada a essência dessas decisões. Cabe a ética discernir e corrigir os valores dessas decisões enfatizando a sua especificidade e a sua natureza enquanto moral a ser seguida. Decidir sobre a redução de poluentes nos rios é importante, pois ao longo do tempo pesquisadores têm identificado alto índice de poluição matando peixes e outros seres marinhos. Mas, isso não é suficiente para conscientizar os homens. Trata-se tão-somente de uma questão moral, como fundamenta Kant, a moral não surge da experiência. No entanto, a moral está no comportamento humano. É este comportamento que busca a ética. A ética identificará qual o comportamento do homem diante da preservação do meio ambiente.

É o dever que leva o homem a fazer uma coisa certa não a sua moral. Há no homem o vício de só fazer as coisas por dever. Eu não devo matar ursos polares, não devo derrubar árvores, não devo jogar lixo na rua, não devo desperdiçar água etc. Mas posso muito bem fazer todas essas coisas sem que ninguém veja, ou melhor ainda, posso fazer para mostrar a todos que sou bonzinho e quem sabe ser recompensado. É assim que pensa o homem contemporâneo. E é esse pensamento o objeto de estudo da ética. O homem não deve fazer as coisas porque deve, mas porque tem dentro de si princípios morais que o intimidam diante das coisas erradas. A ética necessita avaliar o pensamento do homem nas diferentes questões sobre a preservação do meio ambiente tratando-o como agente atuante em que suas atitudes devem ser encontradas no seu âmago. Construir edifícios, abrir estradas, montar indústrias químicas etc., são necessidades para a contemporaneidade. Como tudo isso vai ocorrer depende de cada profissional. Mas antes de tudo deve-se considerar os impactos no seio da sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com