TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULAS DE CAMPO EM AMBIENTES NATURAIS E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS – UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  29/5/2015  •  Resenha  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  955 Visualizações

Página 1 de 4

AULAS DE CAMPO EM AMBIENTES NATURAIS E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS – UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    O desenvolvimento do conhecimento do aluno fica mais fácil quando, se estuda a teoria e depois desenvolve a prática. As aulas de Ciências e Biologia que são desenvolvidas em ambientes naturais ampliam a metodologia que influência crianças e jovens, aonde as atividades de educação ambiental promovem varias mudanças em relação à natureza.

  Um dos assuntos mais prioritários na sociedade moderna são os problemas ambientais, isso mostra que as atividades educativas irão melhorar o relacionamento do homem com a natureza, colocando nas aulas de campo um melhor desenvolvimento nas aulas de Ciências elevando a aprendizagem do conhecimento cientifico, relacionados com a ecologia. Quando o aluno se depara com uma aula expositiva, ele terá mais elementos para observação do que teria em uma aula tradicional, esse aspecto pode confundir o conhecimento dos alunos, fazendo com que os objetivos da aula sejam bem claros e o professor aprofunde melhor seus conhecimentos para atender os objetivos da aula.

O ambiente das aulas de campo deve ser bem aprimorado, aonde o aluno se sinta com segurança e tenha conforto, com fácil acesso para crianças portadoras de deficiência, o orientador ou mesmo o professor deve transmitir confiança para o aluno se sentir a vontade e com prazer nos quatro sentidos, visão, audição, tato e olfato, possuindo sentimentos de paz e tranquilidade, descobrindo coisas novas. Buscando uma melhor aprendizagem os alunos se sentem bem, pois o meio natural possui um ar limpo e puro, onde o barulho se torna agradável e a presença de árvores e pássaros cantando não lhe incomoda.                                                                                                                                   Sobre as percepções dos órgãos sensoriais em relação com o meio externo serem responsáveis pelo disparo das emoções do cérebro, o conforto que os mesmos sentem na aula de campo torna agradável, pois estão aprendendo novos assuntos. De fato as experiências são lançadas para uma classe, mas nem todos conseguem construir o conhecimento de forma cognitiva, muitas vezes por falta de atenção, por distração ou por não gostar do meio natural propriamente dito, nesse caso cabe ao professor auxiliar o aluno a construir novos valores a fim de entender a si mesmo e mudar sua visão sobre a natureza. Alguns alunos da região urbana não se sentem bem em meio a natureza, pois não estão acostumados a conviver com certos animais, por esse fato se sentem aflitos quando se deparam com quaisquer, pensam que a natureza é aquele lugar onde habitam seres imaginários, como bruxas, lobos maus, ou seja, a natureza que traz perigo a sua integridade física.                                                                                                              

Para muitos alunos a sala de aula se torna um lugar fechado, restrito onde qualquer barulho incomoda o calor insuportável, e os conteúdos sem atração, fazendo com que o aluno não se dedique, pois uma aula por mais explicita que seja pode se tornar desagradável, e pra outros estar na sala de aula é ter um bom conforto, pois é um ambiente limpo, possui materiais suficientes para desenvolver suas atividades, seguro de qualquer perigo, e os conteúdos apresentados pelo professor sempre é uma novidade, fazendo querer sempre mais interagir com os colegas, conquistando seus objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com