TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS AMBIENTE NÃO ESCOLARES Educação não Formal X Educação Formal. Educação não Formal No Universo Das Práticas Educativas O Campo E As Demandas Da Educação não Formal. Aprendizagens E Saberes Na Educação não Formal. Características Da E

Monografias: ATPS AMBIENTE NÃO ESCOLARES Educação não Formal X Educação Formal. Educação não Formal No Universo Das Práticas Educativas O Campo E As Demandas Da Educação não Formal. Aprendizagens E Saberes Na Educação não Formal. Características Da E. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  2.494 Palavras (10 Páginas)  •  2.753 Visualizações

Página 1 de 10

ETAPA 1

Aulas-tema: Educação não formal x educação formal. Educação não formal no universo das práticas educativas o campo e as demandas da Educação não formal. Aprendizagens e saberes na educação não formal. Características da educação não formal: metas, lacunas e metodologias. (Aulas 2, 3 e 4 do PEA).

Esta atividade é importante para que você e sua equipe possam estudar sobre as definições de educação não formal e educação formal e seus conteúdos.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos

PASSOS

Passo 1

Realizar a leitura dos seguintes textos:

• Educação não formal na pedagogia social, de Maria da Glória Gohn. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000092006000100034&script=sci_arttext>. Acesso em: 30 março 2013.

• Práticas educativas em espaço não formal com idosos: uma possível atuação pedagógica Joseval dos Reis Miranda e Maria Lúcia Santos Costa. Disponível em: <http://www.educonufs.com.br/vcoloquio/cdcoloquio/cdroom/eixo%209/PDF/PRaTICAS%20EDUCATIVAS%20EM%20ESPAcO%20NaO%20FORMAL%20COM%20IDOSOS.pdf>. Acesso em: 30 março 2013.

Passo 2

Realizar a leitura dos textos sugeridos, você e sua equipe deverão desenvolver um relatório preliminar contendo as seguintes informações:

• Segundo o texto como se educa na educação não formal?

• Quais são os objetivos da educação não formal?

• c) Estabeleça as diferenças entre a educação formal e não formal.

• d) Escreva as considerações do grupo relativo à atuação do pedagogo no espaço não formal com idosos.

a) Segundo o texto como se educa na educação não formal?

A educação não formal educa em ambientes interativos construídos coletivamente, segundo diretrizes de dados grupos, usualmente a participação dos indivíduos é optativa, mas ela também poderá ocorrer por forças de certas circunstancias da vivência histórica de cada um. A intencionalidade está na ação, no ato de participar, de aprender e de transmitir ou trocar saberes. Por isso, a educação não-formal situa-se no campo da Pedagogia Social- aquela que trabalha com coletivos e se preocupa com os processos de construção de aprendizagens e saberes coletivoscapacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo. Sua finalidade é abrir janelas de conhecimento sobre o mundo que circunda os indivíduos e suas relações sociais. É construído no processo interativo, gerando um processo educativo, voltado para os interesses e as necessidades que dele participa. Uma de suas meta é a transmissão de informação e formação política e sócio cultural.

As atividades extraclasse, que levam os alunos a visitarem outros espaços, dentre eles, centros de ciência e as próprias universalidades. Bairro-associação, organizações que estruturam e coordenam os movimentos sociais, nas igrejas, nos sindicatos e nos partidos políticos, nas organizações não-governamentais, nos espaços culturais, e nas próprias escolas, nos espaços interativos dessas com a comunidade educativa. Em resumo são todas as atividades, que tem como objetivos explícitos de formação ou de instrução, que não estão diretamente dirigidos à provisão de graus próprios do sistema educativo regular.

Quais são os objetivos da educação não formal?

O Objetivo da educação não- formal e fazer que os indivíduos aprendem com suas culturas de conhecimento sobre o mundo que circunda, suas relações sociais. Seus objetivos e o processo interativo, gerando um processo educativo. Um modo de educar surge como resultado do processo voltado para os interesses e as necessidades que dele participa. A construção de relações sociais baseadas em princípios de igualdade e justiça social, quando presentes num dado grupo social, fortalece o exercício da cidadania. A transmissão de informação e formação política e sócio cultural é uma meta na educação não formal. Ela preparar os cidadãos, educa o ser humano para a civilidade, em oposição à barbárie, ao egoísmo, individualismo etc. em tomando grandes proporções na área da educação na sociedade atual, um exemplo disso são as crescentes ações de instituições tanto governamentais, quanto não governamentais, prioritariamente no atendimento a criança e ao adolescente, a ação da educação não-formal se caracteriza como uma prática lúdica, cultural política e social, contudo esta ação quase não se dá nos âmbitos escolares, Mas se dá em diversos espaços e contextos e a ação da educação não formal, contudo o espaço escolar é de extrema importância para o acesso à educação, porém não somente com características formais.

Desta forma podemos dizer que na educação não formal o indivíduo aprende a conviver com os demais na sociedade em sua volta, nas diferente culturas, na ética e nos valores que o cercam. Garantir este processo de participação é possibilitar a comunidade à autonomia e protagonismo nesta ação educativa, que passa a ter uma característica de ser com a comunidade, para a comunidade e pela comunidade. De forma a proporcionar um espaço de qualidade para uma prática social que contribui para o desenvolvimento e formação do sujeito.

Estabeleça as diferenças entre a educação formal e não formal?

A Educação formal o caminho inverso na construção de sua via, pontuando as diferenças em termos de flexibilidade maior em relação a: estrutura dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com