TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética_ATPS

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.530 Palavras (7 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 2]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO SOBRAL/CE

superior de tecnologia em marketing

TUTOR A DISTÂNCIA: ANTONIO CESAR RAMOS RIBEIRO

TUTORA PRESENCIAL: LÉA MARIA PONTES BEZERRA

NOME: FRANCISCO edivan silva- RA: 432211

FRANCISCO DAS CHAGAS COSTA NETO - RA: 414380

KAIO FERNANDO DE FRANÇA – RA:

ISMAEL FERREIRA MELO– RA:

ATPS: ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Sobral, junho de 2013.

 INTRODUÇÃO

A palavra ética está inserida no contexto atual da sociedade brasileira, é um tema de grande relevância que está presente no âmbito empresarial, profissional e social. É necessário cada vez mais despertar nos cidadãos os valores éticos e morais, pois estamos vivendo em uma sociedade capitalista onde muitas vezes estes valores são desprezados ou não é dada a importância devida. Rodrigues em seu texto: Reflexões: Da Ética Aristotélica para a Ética na Sociedade Brasileira Atual faz um paralelo entre a definição de ética estabelecida por Aristóteles e os parâmetros de ética promulgados na sociedade brasileira atual. Na principal obra de Aristóteles (Nicômaco), o pensador esclarece que a finalidade suprema que governa e justifica a maneira do ser humano conduzir seus atos e sua vida é a felicidade, que não está correlatada com os prazeres, nem implícita nas honrarias recebidas pelo ente agraciado, mas numa vida repleta de posturas e comportamentos virtuosos. “O comportamento ético são valores adquiridos desde o início de nossa formação como cidadãos, está ligado ao nosso modo de agir, decidir e executar nossas ações do cotidiano, não importa o ambiente que estamos”.

O nosso comportamento deve ser baseado em respeito mútuo, solidariedade, justiça visando sempre o bem comum, na harmonia social, mas, não é isso que vivenciamos na sociedade brasileira atual, vivemos uma crise com relação aos valores morais e éticos. Os mesmos são banalizados, vivemos em meio a vários escândalos públicos (fraudes, corrupções, enriquecimento ilícito...) violência moral e física...

No âmbito profissional criou-se os códigos de ética, instrumento com diversas diretrizes que orientam e norteiam as pessoas sobre seus comportamentos, atitudes como profissionais éticos e que são aceitos perante a sociedade.

O código de ética do administrador é composto pelos deveres, às proibições, os direitos, dos honorários profissionais, dos deveres especiais em relação aos colegas e a classe, infrações disciplinares e as disposições finais. Ética hoje, não é só uma questão de consciência, mas uma condição essencial para quem almeja uma carreira profissional longa e respeitada, posicionamentos éticos pode ser o grande diferencial de profissional atual.

Ser um profissional que prima pelos valores morais e éticos é muito uma tarefa árdua que exige convicção de seus valores, honestidade, lealdade a si e a coletividade, principalmente por que vivemos em um país conhecido pelo famoso “jeitinho” onde se procura tiram vantagem de tudo e isso não é visto como falta de ética, muitos têm consciência do erro, mas outros dizem não ser errado levar vantagens e ai somente à formação ética adquirida ao longo de sua vida é que vai fazer a diferença.

SINOPSE

O filme “amor sem escala” originário dos Estados Unidos, produzido em 2009, tem a Direção: Jason, baseado em livro de Walter Kim Reitman. Tem como personagem principal Ryan Bingham (George Clooney) o mesmo é um alto executivo de uma empresa que tem como função demitir pessoas. O mesmo é contratado por empresas dos estados Unidos que estão passando por alguma crise financeira e os seus administradores não tem coragem de executar a difícil tarefa de demitir seus funcionários.

Ryan é uma pessoa fria, metódico, prático que exerce sua função com bastante apreço, está acostumado com o desespero e a angústia alheios. O elemento mais importante de sua vida é a liberdade, não se prende a lugares, relacionamentos amorosos, nem a família. Em momentos livres é consultor motivacional, suas palestras aborda o tema da liberdade como ponto de partida para a ousar profissionalmente.” Sem apego as coisas, os lugares e pessoas pode-se voar mais alto e apostar sem medo de perder.”

A vida de Ryan passa por mudanças quando a jovem psicóloga Natalie Keener (Anna Kendrick) é contratada pela empresa e, apresenta uma proposta inovadora: Trocar o trabalho das demissões presenciais por demissões online via videoconferência. Isso iria beneficiar a empresa reduzindo os custos das onerosas viagens aéreas.  Embora Ryan demostre ter um perfil  egocêntrico, insensível o mesmo se opõe a ideia da nova companheira de trabalho e a psicóloga demostra firmeza e convicção em seguir com sua proposta.

 O chefe resolve que ambos viajarão juntos para obtenção do conhecimento prático do trabalho executado e ao mesmo tempo realizarem testes sobre a implantação da nova proposta. A vida de ambos passa por transformações significantes que acaba ocasionando novas posturas. Ryan passa a pensar em relacionamento mais sério com a Alex Goran (Vera Farmiga), devido o casamento de sua irmão, mas esquece que Alex tem o mesmo pensamento de liberdade que ele .Os dois vivem bons momentos juntos ,mas o romance não se prolonga. Natalie se convence que a sua inovação tecnológica não será eficiente em substituição ao trabalho presencial de demissões.

ANÁLISE DO FILME

Vivemos atualmente em uma sociedade globalizada, competitiva onde o mercado de trabalho se preocupa em buscar o profissional que apresenta um diferencial que garantam sua permanência no mercado. O profissional tem agregado novas habilidades e característica como dinamismo, habilidade, flexibilidade, compromisso, para atingir uma administração eficaz. Porém a inserção destas novas atitudes e habilidades podem levar ao crescimento pessoal ou se tornar uma fonte de opressão, exclusão do profissional no mercado. Na sociedade atual o trabalho tem ocupado lugar de destaque na vida das pessoas e se sobressai em detrimento a família, o lazer e os relacionamentos humanos.

O filme “amor sem escalas “aborda o tema ética profissional em administração onde podemos constatar que a profissão exercida pelo protagonista Ryan Bingham (George Clooney) é exercida com zelo, dedicação, mas em contrapartida percebe-se o conformismo, frieza no trato com os relacionamentos humanos, perda da sua própria identidade em detrimento dos discursos e objetivos da empresa (corporações). De acordo com Freitas, 2009 o profissional precisa desenvolver o despego e a interiorização de novas crenças valores e cultura em curto espaço de tempo, suprimindo, inclusive, o aconchego do lar. E isso é coloca em prática com convicção por este profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (224.6 Kb)   docx (137.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com