TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ênfase Em Avaliaçao E Perícia Imobiliária

Artigos Científicos: Ênfase Em Avaliaçao E Perícia Imobiliária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

O projeto Integrado a ser apresentado, enfatiza a avaliação e perícia imobiliária de um imóvel multifamiliar, 1º andar, área privativa total de 105,35 m², com uma vaga de garagem, área comum com espaço gourmet, piscina, espaços para fitness e playground, localizado na Av. Paladium, nº 430, Bairro Imbaúbas, Ipatinga/MG, sendo o incorporador e proprietário do terreno a Construtora Pavinorte.

Avaliar um bem é estimar seu valor. As resoluções e normas que regulamentam a atividade do “Avaliador de Imóveis” vem proporcionando um longo debate, envolvendo os engenheiros, arquitetos, oficiais de justiça e outros profissionais.

A Lei 6.530/78 diz que compete ao corretor de imóveis exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo ainda opinar quanto à comercialização imobiliária.

A avaliação está prevista pela ABNT, através das normas técnicas NBR 14.653-1, NBR 14.653-2, NBR 14.653-3, sendo que há um direcionamento da justiça em aceitar a avaliação imobiliária feita pelos corretores de imóveis, desde que esta não envolva conhecimentos técnicos específicos de engenheiros e arquitetos. Quem melhor conhece os parâmetros mercadológicos é o corretor de imóveis.

2. OBJETIVO

O objetivo da avaliação solicitada é a compra do imóvel, utilizando o método comparativo, obtido através da comparação com outros imóveis, semelhantes e transacionados na mesma época. Há várias formas de obter o valor, mas é sempre necessária alguma forma de ponderação dos valores, visto que os imóveis são heterogêneos por natureza, sendo diferenciados, uns dos outros, por diversas características. “O valor do imóvel é obtido comparando-se suas características com outros imóveis que vêm sendo negociados no mercado” (MACANHAM;MONTEVECHI;PAMPLONA,2001,p.1).

3. DESCRIÇÃO DO IMÓVEL

O imóvel avaliado possui uma área de 95 m², sendo 3 quartos, 1 banheiro social, 1 banheiro na área de serviço, uma suíte, sala de estar conjugada com jantar, varanda com vista panorâmica, cozinha, área de serviço,com materiais de primeira linha, como porcelanato 60X60 e granito nas áreas molhadas, vidros temperados e 1 vaga de garagem, correspondente a 10,35 m².

O empreendimento possui um primeiro pavimento de garagem com dois acessos de veículos, acesso social, hall social, dois elevadores, hall da escada, escada de acesso, duto para captação de ar e 24 vagas de garagem.

O segundo pavimento de garagem com hall dos elevadores, hall de escada, escada de acesso, duas caixas de elevador, dutos de entrada e saída de ar, uma instalação sanitária de serviço, central de gás e garagem com 29 vagas.

Nove pavimentos tipo, do 3º ao 11º pavimento, cada um com hall dos elevadores, hall de escada, escada de acesso, duas caixas de elevador, dutos de entrada e saída de ar, circulação, 4 apartamentos de 3 quartos e 1 apartamento de 2 quartos.

Um 12º pavimento de área de lazer com hall dos elevadores, hall de escada, escada de acesso, dutos de entrada e saída de ar,duas caixas de elevador, espaço gourmet com cozinha, duas instalações sanitárias, varanda e área de lazer descoberta com piscina.

As fachadas são revestidas com cerâmica e detalhes em granito.

4. METODOLOGIA AVALIATÓRIA

A Metodologia utilizada é o método comparativo de dados em que o valor do imóvel é obtido comparando-se suas características com outros imóveis que vem sendo negociados no mercado.

5. VISTORIA

O Residencial Evidence está situado na Av. Paladium, nº 430, bairro Imbaúbas, Ipatinga. Na verdade, como funcionária da Construtora, acompanho a obra desde a derrubada do imóvel anterior, até o término da mesma. No decorrer, realizaram a montagem de um apartamento modelo decorado, a fim de se conhecer o resultado.

6. ANÁLISE IMOBILIÁRIA

O empreendimento possui ótima localização, pois o bairro é extremamente residencial e possui várias saídas. O acesso para as principais vias é próximo, assim como centros comerciais, shoppings, estando distante das áreas com maior incidência de criminalidade.

Há hospitais e unidades de saúde adjacentes, escola de educação infantil, fundamental, universidades, pista de caminhada, praças, área verde e transporte público na porta do mesmo.

7. ESTUDOS DE VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICO

Residencial Piracicaba – 24 apartamentos, com 6 andares, sendo 4 por andar, com 112 m², 2 vagas de garagem, revestido em cerâmica e hall de entrada com vidros temperados, portões de garagem eletrônicos, interfone, 2 elevadores, 3 quartos, 1 suíte, área de serviço com 1 banheiro, vista para a mata, 8 anos de construção, situado na Rua Neônio, nº 205, Imbaúbas, Ipatinga, no valor R$ 320.000,00.

Residencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com