TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Índices Financeiro

Exames: Índices Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  2.186 Palavras (9 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 9

O objetivo deste artigo é proporcionar ao leitor uma visão do compor-tamento das empresas, como elas deixam transparecer em suas ações os aspectos de caráter administrativo e estratégicos, e, como elas são analisadas.

A análise das demonstrações financeiras consiste em verificar a situação econômico-financeira da empresa a partir das informações disponibiliza-das pela contabilidade.

Tal análise se faz de acordo com o interesse do usuário da informação contábil e financeira. Do ponto de vista da empresa, os usuários dividem-se em dois grupos:

Os usuários internos são os responsáveis pela gestão da empresa, ou seja, são os executivos intimamente relacionados com o processo decisório da organização.

Os usuários externos são os prestadores de serviços, os bancos, os clientes, os concorrentes, etc.

Basicamente, trata-se de instruir o processo decisório com informações sobre a saúde financeira, a estrutura de captação de recursos, a rentabilidade e o desempenho operacional da empresa.

O sistema de análise Dupont funciona como uma técnica de busca para localizar as áreas responsáveis pelo desempenho financeiro da empresa.

Este sistema funde a demonstração do resultado e o balanço patrimonial em duas medidas-sínteses da lucratividade: as taxas de retorno sobre o ativo total e sobre o patrimônio líquido. Inicialmente, o sistema Dupont reúne a margem líquida, a qual mede a lucratividade sobre as vendas, com o giro do ativo total, que indica a eficiência da empresa na utilização dos seus ativos para geração de vendas. Na fórmula Dupont, o produto desses dois índices resulta na taxa de retorno sobre o ativo total.

O segundo passo no sistema Dupont relaciona a taxa de retorno sobre o ativo total à taxa de retorno sobre o patrimônio líquido. Esta última é obtida multiplicando-se a taxa de retorno sobre o ativo total pelo multiplicador de alavancagem financeira, que representa o índice de endividamento geral da empresa.

O sistema Dupont tem sido, há muitos anos, usado pelos administra-dores financeiros como uma estrutura para analisar as demonstrações financeiras e avaliar a situação econômico-financeira da empresa.

Índices de Rentabilidade

Os índices de rentabilidade medem o quanto uma empresa está sendo lucrativa ou não. O seu conceito analítico é , quanto maior melhor.

Margem Líquida (%)

Margem líquida =(Lucro Líquido/Receita Líquida) x 100

Receita líquida = Receita Bruta de Vendas - Impostos - Devoluções

A margem líquida representa quanto a empresa obtém de rentabilidade para cada unidade monetária vendida.

Margem Bruta (%)

Margem bruta =( Lucro Bruto/Receita Líquida) x 100

Lucro Bruto = Receita Bruta de Vendas - Impostos - Devoluções - Custo dos Produtos Vendidos

Retorno Líquido sobre o Ativo - ROA (%)

Retorno Líquido s/ o Ativo = (Lucro Líquido/ Ativo Total (médio)) x 100

Ativo Total (médio) =(Ativo Total inicial + Ativo Total final) / 2

O Retorno sobre o Ativo revela quanto a empresa obtém de lucro sobre o investimento total. O Retorno Líquido s/ o Ativo pode ser aumentado elevando-se as margens de lucro ou o giro do ativo. Entretanto, a concorrência limita sua capacidade de fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

Retorno sobre o Patrimônio Líquido - ROE (%)

Retorno sobre Patrimônio Líquido = (Lucro Líquido/ Patrimônio Líquido (médio)) x 100

Patrimônio Líquido (médio) = (Patrimônio Líquido inicial + Patrimônio Líquido final) / 2

O Retorno sobre Patrimônio Líquido indica quanto a empresa teve de lucro para cada unidade monetária de Capital Próprio investido.

Índices de Atividade

Estes índices medem a eficiência da administração no gerenciamento dos ativos da companhia.

Giro do Ativo Total (x/ano)

Giro do Ativo Total = Receita líquida / Ativo total (médio)

Se a empresa tiver um giro alto, significa que está gerenciando bem as suas vendas. Se for baixo significa dizer que não está utilizando seus ativos ao nível da sua capacidade.

Prazo médio de Recebimento (dias)

Prazo médio de Recebimento (dias) = Número de dias do Período do balanço / Contas a receber (média)

Este indicador reflete a política de crédito da empresa, como ela está gerenciando as suas contas a receber. A sua interpretação é de quanto menor o prazo de recebimento melhor.

Giro de Contas a Receber (dias)

Giro de Contas a Receber (dias) = Receita Líquida de Vendas / Contas a receber (média)

Contas a receber (média) = (Contas a receber inicial / Contas a receber final) / 2

Giro de Estoques (dias)

Giro de Estoques (dias) = Custo dos produtos Vendidos / Estoques (médio)

Estoques (médio) =(Estoques inicial + Estoques final) / 2

O giro de estoques revela a velocidade com que os bens estocados são produzidos e vendidos. A tecnologia de produção e o ciclo operacional de um bem afetam o resultado final deste indicador. Um número de dias de estoque alto significa que que os produtos não estão sendo vendidos com a velocidade desejada.

Prazo dos Estoques (dias)

Prazo dos Estoques = Número de dias do período / Giro dos Estoques

Índices de Endividamento

Os índices de endividamento demonstram a probabilidade da companhia não pagar seus compromissos. O excesso de capitais de terceiros pode levar uma companhia ao chão. As dívidas são apresentadas apenas pelo seu saldo devedor. Consequentemente nenhum tipo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com