TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autor George Orwell

Por:   •  8/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

GEORGE ORWELL

Eric Arthur Blair nasceu em 1903 na Índia, colônia inglesa na época, pois seu pai era funcionário britânico. Em 1911 volta para Inglaterra, estuda em um internato e depois na Eton College, tradicional escola inglesa. Recusa uma bolsa para a universidade e retorna à Índia para trabalhar na Polícia Imperial, período que fez com que Eric passasse a rejeitar e odiar o totalitarismo e o imperialismo, e sobre esta época de sua vida escreve “Dias na Birmânia”, publicado em 1934. Ao retornar à Inglaterra, resolve abandonar seu antigo estilo de vida (sua família tinha descendência de ricos e nobres), e inclusive muda seu nome para George Orwell. Passa então a trabalhar em fábricas em Paris e como professor em Londres, escrevendo mais dois livros durante este período de sua vida em que vivencia a pobreza. No ano de publicação de seu livro “A Flor da Inglaterra”, se inicia a Guerra Civil Espanhola, e George se une aos antifascistas para lutar e deserta apenas quando é ferido em uma batalha, retornando então à Inglaterra e publicando o livro “Uma Homenagem à Catalunha” em 1938. Já em 1939, no começo da Segunda Guerra Mundial, Orwell já era um escritor conhecido e passa a escrever para alguns jornais importantes como o BBC. Seu crescente descontentamento com o totalitarismo era expresso em resenhas, mas ficou claro com a publicação de “A Revolução dos Bichos”, em que mostra sua opinião sobre o totalitarismo soviético. O auge de Orwell ocorreu com a publicação de “1984”, em 1949, em que o autor retrata como seria se o mundo fosse realmente dominado pelo regime totalitário e pelas mentiras. George falece em 1950 em função da tuberculose.

George se dizia socialista, mas se sentiu extremamente decepcionado com o socialismo de Stalin na União Soviética, por isso dedicou parte de suas obras para denunciar e criticar este regime, escrevendo “A Revolução dos Bichos” e “1984”, que se tornaram seus livros mais conhecidos, fazendo com que o principal conceito de George fosse justamente suas críticas e denúncias a qualquer tipo de totalitarismo. Em ambos os livros, sua influência para escrever o enredo e os personagens foi o regime de Stalin. O contexto histórico no qual viveu e as viagens e situações pela qual passou tiveram influência direta sobre os temas que o autor escreveu.

As Relações Internacionais e Ciências Sociais podem se relacionar com Orwell a partir dos conceitos de Thomas Hobbes e o Estado absolutista. Segundo Hobbes, o indivíduo teria que se abster de seus direitos individuais em favor do soberano e o Estado deve vigiar todas as decisões dos indivíduos pois, se houver liberdade, a harmonia social estabelecida pode ser rompida pois o indivíduo tem tendência de agir visando sua própria sobrevivência (estado de natureza), o que levaria a um estado de guerra de todos contra todos. Este controle social, no livro de George, é representado pelo “Grande Irmão”, que vigia tudo através das “teletelas”. O medo como forma de manter a ordem também é evidente no livro escrito por Orwell, pois quem descumprisse as leis poderia ser inclusive morto. Pode ser feito um paralelo com a figura do Leviatã criada por Hobbes, que também impunha medo sobre os homens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com