TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas De Governo

Monografias: Formas De Governo. Pesquise 787.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 2

Forma de governo Características Países

República presidencialista O presidente é o chefe de Estado assim como chefe de Governo.

Brasil, Argentina e EUA.

República Semipresidencialista O presidente é o chefe de estado e por ter sido eleito pelo povo tem legitimidade democrática para exercer os poderes relevantes que a constituição lhe atribui. O Primeiro-ministro é o chefe de governo sendo escolhido pelo parlamento.

França, Rússia e Paquistão.

República parlamentarista O presidente é o chefe de estado, mas não tem amplas atribuições executivas por ser nomeado pelo parlamento (por tempo determinado) e nào por voto eleitoral. O Primeiro-ministro é o chefe de governo sendo escolhido pelo parlamento.

Alemanha,

Monarquia Parlamentar O Chefe de governo é um monarca (rei ou imperador, por exemplo). O Cargo é vitalício e hereditário. Assim como na Rep. Parl. o chefe de governo não tem amplas atribuições executivas e desempenha papéis mais simbólicos. O Primeiro-ministro é o chefe de governo sendo escolhido pelo parlamento.

Inglaterra, Japão e Espanha.

Monarquia absoluta O monarca ou rei exerce o poder absoluto, isto é, independente e superior ao de outros órgãos do Estado. Não há divisão dos 3 poderes, que se concentram nas mãos de uma só pessoa. O monarca é o chefe de governo e Estado e essas funções são vitalícias e hereditárias.

Arábia Saudita, Catar e Omã.

Ditadura Normalmente se dá com um golpe de estado e normalmente apoiam seu poder no uso das forças armadas. É um regime não democrático cujo ditador exerce os três poderes governando de acordo com suas vontades ou com as do grupo político ao qual pertence.

Fiji, República da África Central.

República Unipartidária Caracterizada por um regime autoritário onde um único partido político é legal. Este sistema pode surgir de ideais comunistas, fascistas ou nacionalistas. Está quase sempre ligado a figura central e totalitária de um líder. Coréia do Norte, China e Cuba.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com