TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

2. ELISABETH NOELLE-NEUMANN

Artigos Científicos: 2. ELISABETH NOELLE-NEUMANN. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  1.197 Visualizações

Página 1 de 6

2. ELISABETH NOELLE-NEUMANN

Elisabeth Noelle-Neumann, foi uma política nascida no dia 19 dezembro de 1916 em Berlim. Ela viveu boa parte de sua vida em Belim, mas também esteve em E.U.A aperfeiçoando os estudos na Universidade de Missouri. Pouco antes do exército soviético ocupar Berlim, em maio de 1945, Elisabeth seguiu para o Oeste encontrando refúgio em Allensbach, no Lago Constance, onde passou o resto de sua vida e faleceu aos 93 anos no dia 25 de março de 2010.

3. TRAJETÓRIA

Elisabeth cursou filosofia e história em Konigsberg Y Munich. Ficou famosa por seus estudos sobre comunicação e desenvolveu várias obras alemãs, entretanto ela teve destaque com a teoria do “Espiral do Silêncio” que tratava sobre como a percepção pública pode interferir no comportamento das pessoas. Essa teoria começou a ser desenvolvida na década de 60, porém só teve publicação na década de 70.

Mesmo posteriormente contestando que nunca foi uma nazista, Elisabeth chegou a trabalhar brevemente no semanário nazista Das Reich, publicando inclusive um artigo de grande influência chamado “Quem informa a América?”em 1941, que propaga ideias em um sindicato judeu. Logo após, ela começou a trabalhar como colunista em Frankfurter Allgemeine Zeitung até 1943.

Durante sua trajetória, Elisabeth e seu marido Peter Erich Neumann criaram em 1947 o Institut für Demoskopie (Instituto de Pesquisa de Opinião Pública), sendo o instituto mais prestigiado da Alemanha, onde eles realizavam exames para estudar as opiniões, expressões e comportamentos das pessoas.

Em 1964 obtêm sua catedral de jornalismo na Universidade de Johnnes Gutenberg de Mains,e funda o instituto Fur Plublizistik sendo diretora do mesmo até 1983.

Noelle-Neumann recebeu várias premiações, incluindo a Ordem de Mérito da República Federal da Alemanha em 1976.

Desde 1978 até 1980 foi presidente da Associação for Públic opinion Research,(Pesquisa de opinião Pública) e trabalhou como professora da Universidade de Chicago Y Monique.

4. TEORIA ESPIRAL DO SILÊNCIO

Começou a ser desenvolvida na década de 1960, porém o conceito só foi introduzido em 1972 e somente em 1984 foi publicado em forma de livro “O espiral do silêncio: Opinião Pública - A nossa pele social”.

A teoria do espiral do silêncio surgiu para tentar explicar como a opinião pública era formada e como elas interferiam na opinião das pessoas da sociedade.

Ela criou três premissas para explicar o comportamento das pessoas em relação a opinião pública:

1) As pessoas têm um sexto-sentido que as permitem analisarem se opinião será aceita pela sociedade ou não;

2) As pessoas têm medo de serem isoladas e rejeitadas pela sociedade e sabem os comportamentos que podem contribuir para que isso aconteça.

3) As pessoas são reservadas quanto ao seu modo de expressão, pois tem medo do isolamento da sociedade.

Elisabeth Noelle-Neumann também expõe três mecanismos que interferem na opinião pública, sendo:

1) Acumulação: excesso de exposição de alguns temas na mídia;

2) Consonância: semelhança da produção e veiculação das notícias expostas pela mídia;

3) Ubiqüidade: presença da mídia em todos os lugares.

Através dessas premissas e indicando os mecanismos que interferem na opinião pública, Elisabeth tinha o objetivo de justificar a atitude das pessoas em se silenciarem diante de determinadas ideias expostas pela sociedade.

Quando uma pessoa acredita que sua opinião será aceita pela sociedade, há mais probabilidade dela expressar-se. Entretanto se a opinião pública mudar e as ideias dessa pessoa não estiverem mais condizendo com a maioria da sociedade, ela pode não querer expressar aquela mesma opinião, forçando-se assim a acreditar que o que a sociedade diz é o correto. Isso ocorre principalmente pelo medo de rejeição na sociedade.

Elisabeth também afirmava que a mídia interferia totalmente na opinião das pessoas. Em pesquisas realizadas na época, a maioria das pessoas que eram a favor das guerras que ocorreram, afirmavam assistir televisão.

Não somente a televisão, mas outros meios de comunicação como rádio podiam fazer publicações que indeferissem na opinião pública.

5. FATOS HISTÓRICOS

A teoria do “Espiral do Silêncio” foi criada pouco tempo depois de grandes mudanças como a primeira (1918) e segunda guerra mundial (1938), além do movimento nazista que começou a ser desenvolvido em 1923 por Adolf Hitler.

Após a primeira guerra mundial a Alemanha, cidade onde Elisabeth viveu, sofreu severamente com a derrota, tendo inclusive de assinar o Tratado de Versalhes, que responsabilizava a Alemanha pela guerra e a proibia de produzir armas de fogo, tanques e aviões, além de cobrar dela taxa de indenização para os países vitoriosos. Indignado com isso Hitler começou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com