TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contribuição De Taylor E Ford

Artigos Científicos: A Contribuição De Taylor E Ford. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  1.234 Visualizações

Página 1 de 2

A contribuição de Taylor e Ford

Taylor é um dos estudiosos da administração que propôs a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas visando maior eficiência na produção. Seu modelo de administração científica ficou conhecido como Taylorismo. Sendo assim é considerado o Pai da Administração Científica. Os princípios de sua administração científica era: princípio do planejamento, preparação dos trabalhadores, controle e execução. E com a padronização das ferramentas e dos equipamentos de produção: essa padronização buscava garantir o mínimo de esforço do trabalhador e evitar a perda de tempo na execução das suas atividades; uso de cartões de instrução distribuídos aos trabalhadores onde esses cartões descreviam detalhadamente por meio de gráficos e esquemas os movimentos e funções que os trabalhadores deveriam realizar; paradas para eliminar a fadiga: considerada um fator de redução da eficiência produtiva; gratificação diferenciada Taylor observou que o operário médio produzia muito menos do que era potencialmente capaz com o equipamento disponível. Então, concluiu que se o operário mais predisposto à produtividade percebesse que no final acabaria ganhando a mesma remuneração que o seu colega menos interessado e menos produtivo, acabaria também se acomodando, perdendo o interesse, e não produziria de acordo com a sua capacidade.

A proposta de Taylor foi colocada em prática por Henry Ford ao dar início a River Rouge, em Detroit, onde produziu o Ford Modelo T. Foi o primeiro a colocar no mercado automóveis em grande volume e baixo preço, atendendo ás necessidades dos consumidores.

Um dos conceitos de base utilizados por Henry Ford foi o da intercambialidade, no qual os automóveis eram produzidos com partes padronizadas e intercambiáveis. Outro conceito utilizado por Ford foi o da linha de montagem.

Ele não era graduado e, no entanto, preocupava-se com os desperdícios que presenciava na siderúrgica onde trabalhava como participante do processo de produção. Para diminuir os desperdícios de tempo Taylor usou um objeto muito simples: Um cronômetro. A proposta de Taylor foi colocada em prática por Henry Ford ao dar início a River Rouge, em Detroit, onde produziu o Ford Modelo T. que foi o primeiro a colocar no mercado, automóveis em grande volume e baixo preço, atendendo ás necessidades dos consumidores.

Um dos conceitos de base utilizados por Henry Ford foi o da intercambialidade, no qual os automóveis eram produzidos com partes padronizadas. Outro conceito utilizado por Ford foi o da linha de montagem, Ford se inspirou em uma visita que fez a abatedouros. Depois de abatidos, os bois eram pendurados em ganchos que circulavam por um determinado trilho, daí os operários podiam permanecer em seus postos de trabalho ganhando tempo na fábrica por se moverem o mínimo possível. Que para ser bem-sucedido com a produção em massa, Ford tratou de garantir tanto a padronização do maquinário e dos equipamentos, como da mão de obra e das matérias-primas, obtendo como resultado a padronização dos carros fabricados. Nessa época a preocupação foi excessiva com as atividades do nível operacional, em detrimento dos demais níveis hierárquicos da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com