TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taylor, Ford e a Eficiência.

Por:   •  8/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  1.031 Visualizações

Página 1 de 5

Taylor, Ford e a Eficiência.

  No século XX houve um grande avanço para a administração, devido ha expansão da Revolução Industrial, ocasionando um grande aumento de trabalhadores industriais. Havia na época mais de 1000 fabricas, as maiores eram usinas siderúrgicas em tamanho não tinham rivais, até surgir a industria automobilística. No ano de 1924 a fabrica da Ford era a maior do mundo.

  Com operações em grandes escalas, foi necessário criar novos métodos de administração, com essa evolução tiveram a participação de muitas pessoas. As mais importantes nesse processo foi Frederick Winslow Taylor, Henry Ford e Alfred Sloan, juntos criaram uma administração eficiente, técnicas de produção e uma ótima estrutura.

  Frederick Winslow Taylor criou e se destacou no movimento da administração cientifica. Seu trabalho junto ha de outras pessoas, que compartilhavam princípios e técnicas de eficiência, para resolver grandes problemas das industrias.

  Taylor filho de uma família abastada foi aprovado na Escola de Direito da Havard, mas preferiu se tornar trabalhador manual. Trabalhou numa fabrica de bombas hidráulicas e usina siderúrgica, onde passou a observar a má administração, ‘corpo-mole’ de funcionários, péssima relação de trabalhadores com os gerentes, entre outras. Ao longo de sua carreira, Taylor procurou resolver esses entre outros problemas.

  Com o passar do tempo, ele começou a desenvolver seu sistema de administração de tarefas, conhecido como sistema Taylor, taylorismo e finalmente administração cientifica.

  A administração cientifica desenvolveu-se em três momentos, ‘primeira fase’, ‘segunda fase’, ‘terceira fase’, administrando assim a empresa por fases.

-1º Fase – O problema dos salários: Taylor apresentou um sistema de pagamento por peça, ‘a pierce-rate system’, diminuindo o valor pago por peça, o trabalhador então se via tendo que trabalhar o suficiente para ter uma remuneração razoável.

-2º Fase – Métodos de trabalho: Nesta fase Taylor apresentou o estudo, ‘Shop management’, (Administração de operações fabris). Melhorando a maneira de executar as tarefas.

-3º Fase – Princípios da administração: Sintetizou os objetivos, desenvolveu um método para cada elemento do trabalho.

  ‘Os integrantes que colaboraram com o movimento da administração cientifica e que se tornaram mais conhecidos com o tempo: O próprio Taylor, Frank e Lillian Gilbreth, Henry Gantt e Hugo Munsterberg’.

  Frank Bunker Gilbreth: Integrou o estudo de movimentos, onde influenciara em corte de custos e aumentara a eficiência e o salário dos trabalhadores, tendo o trabalhador conhecendo seu oficio, e devendo ser rápido fazer o mínimo de movimentos para alcançar seus resultados e metas.

  Lillian Moller: Esposa do Frank Gilbreth superou os preconceitos da época, e junto ao marido enfatizaram o estudo de movimentos, obra que combina administração cientifica com a visão psicológica industrial, dividindo a fadiga em duas categorias: necessário, e desnecessário. Minimizando assim a fadiga por meio de técnicas eficientes e períodos de descanso.

  Henry Gantt: Henry apresentou um trabalho, ‘A Graphical Daily Balance in Manufacturing’, (Controle gráfico diário da produção), criando assim um método gráfico para acompanhar fluxos de produção. Esse método tornou-se o gráfico de Gantt.

  Hugo Munsterberg: Um dos mais respeitados na psicologia realizou um trabalho visando ha aplicação da psicologia na industria. Ajudando a encontrar homens mais capacitados para o trabalho, a definir as condições psicológicas mais favoráveis ao aumento de produção.

  Na administração cientifica houve criticas, baseando-se em dois receios, (1) Aumentar a eficiência provocaria desemprego, (2) Era uma técnica para fazer o operário trabalhar mais e ganhar menos.

  Taylor provou que com o sistema da administração cientifica os trabalhadores estavam gastando 1/3 da energia do que gastavam antes. Mesmo assim ocorreu um inquérito que proibiu o uso de cronômetros e pagamentos de incentivos, mas as demais técnicas foram preservadas.

  Mesmo com as criticas a administração cientifica venho pra ficar expandindo seu movimento, para vários paises. As idéias de Taylor despertavam grandes interesses e motivaram a criação de organizações para estudar seus conceitos e divulgá-las. Engana-se quem pensa que a administração cientifica é coisa do passado, nada mais atual nos dias de hoje do que combate ao desperdício ou eficiência no trabalho.

  È provável que o sistema Taylor cabia em qualquer contexto ideológico numa industria, porem taylorismo formou parceria com a linha de montagem de Henry Ford. Uma inovação revolucionaria onde o principio da fabricação era por meio de uma linha de montagem.

  Henry Ford está associado à linha de montagem móvel, foi Henry quem elevou os princípios da produção em massa, separando os princípios em dois. (1).Peças padronizadas: tendo máquinas especializadas, controle de qualidade, simplificação das peças. (2). Trabalhador especializado: tendo uma única tarefa ou pequeno número de tarefas, posição fixa dentro de uma seqüência de tarefas.

  Adotando essa linha de montagem móvel e mecanizada, passou-se a consumir 1 hora e 30 minutos aproximadamente de trabalho para poder produzir um carro, processo que levava 12 horas e 30 minutos aproximadamente quando a montagem ainda era artesanal. Com esse processo mais carros eram fabricados e mais baratos ficavam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com