TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Crise Do Sistema Capitalista

Artigo: A Crise Do Sistema Capitalista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  636 Visualizações

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

NÚCLEO DE TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO- UEMANET

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

FRANK ALVES DA SILVA

MACROECONOMIA

Lago da Pedra-MA

2014

FRANK ALVES DA SILVA

AS CRISES DO SISTEMA CAPITALISTA DE PRODUÇÃO

Lago da Pedra-MA

2014

Uma crise é basicamente, um desequilíbrio que ocorre entre setores isolados da economia, entretanto podem contaminar todo o sistema econômico. Em linhas gerais, a Crise Econômica Mundial de 2008-2012, teve como ponto de partida o crave desiquilíbrio dos setores hipotecários dos Estados Unidos e a quebra do banco Lehman Brothers.

Essa crise ocorrida entre os países que fazem parte da zona do euro resultou em algumas consequências para o Brasil: queda da bolsa de valores, subida do risco econômico brasileiro e desvalorização do câmbio. Como se não bastasse, os efeitos da crise econômica ainda proporcionaram mudanças no que diz respeito à blindagem da economia brasileira em relação a dos Estados Unidos. Essa flexibilidade fez com que o Banco Central do Brasil alterasse seus instrumentos de política monetária por meios de leilões para a venda de dólares e reduções sucessivas dos depósitos compulsórios.

Para tentar sair desse abismo econômico, os governantes das principais economias desenvolvidas, EUA, Japão, China e Países da Zona do Euro, vêm propondo algumas soluções. As principais medidas para o fim dessa crave crise são: ajuda do governo com injeção de bilhões de dólares oriundos de empresas privadas e cortes de impostos; redução das taxa de juros; políticas institucionais; ajuda do Fundo Monetário Internacional (FMI).

REFERÊNCIAS

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/crise-financeira/guia1.html

http://ava.uemanet.uema.br/moodle/mod/assignment/view.php?id=37953]

http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/historia-geral/crise-economica-mundial.htm

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com