TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO

Monografias: A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 6

EDUCAÇÃO CONTEMPORANEA

O atual Sistema Brasileiro de Educação tem mostrado que, existe uma grande lacuna entre as suas propostas filosófica e metodológica e a sua realidade em sala de aula, assim como os seus fins e a sua realidade concreta.

Qualquer sistema educacional só é um sistema se tiver uma entrada facilitada, uma continuidade garantida e na sua saída uma coesão com os seus princípios. Sendo que, um sistema educacional de um país que, busca um bem estar social, para o seu povo tem como ponto principal à formação do cidadão completo, humanista e transformador.

Um cidadão só é completo quando é conhecedor dos seus deveres com o Estado Executivo (leis) e o Estado Social (sociedade como um todo) e seus direitos como partem de uma nação que, tem obrigação com ele e com a sua família.

Esse cidadão completo também tem o direito de escolha de sua formação profissional, intelectual e humanista. É dever dele contribuir com o fortalecimento do Estado como nação livre e soberana.

Essa formação completa começa em casa na Educação Familiar, desenvolvidos com afeto e garantias de conforto e segurança, proporcionados e garantidos pelo Estado. Ela continua a desenvolver nos primeiros contados com o mundo exterior: a comunidade, clube e os locais freqüentados pelas famílias dessa criança, na qual é desenvolvida a Educação Social.

Nesse momento a criança educanda começa a fazer parte do sistema de deveres e direitos: direito de educação de qualidade e o dever de buscar uma educação para si e para o Estado, que teve ser o grande investidor e incentivador dessa educação de qualidade.

Na Lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira nº 9394/96, no seu Artigo 29, afirma que a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, que tem a finalidade de desenvolver a criança educanda até os 06 (seis) anos de idade. Desenvolvimento: tanto físico, psicológico, intelectual e social.

Esse desenvolvimento é feito através de acompanhamento e não tem o objetivo de promoção para o Ensino Fundamental, conforme o Artigo 31 da mesma lei.

Percebe-se neste momento uma retirada de obrigação dos segmentos que compõem o inicio do processo de educação da criança; o Estado é obrigado a garantir as creches e escolas, mas não é obrigado a cobrar da família ou do próprio sistema um acompanhamento didático/metodológico e curricular das escolas.

A família tem direito ao acesso, mas não o faz, alegando vários motivos desde: da falta de uma escola próxima, trabalho dos pais o até mesmo que a criança não quer freqüentar a escola.

A falta de uma proposta Curricular Nacional é também a demonstração de falta de coerência entre a lei e a realidade do Sistema Educacional Brasileiro.

Durante o processo de entrada no sistema é na Educação Fundamental, que o Estado assume o seu papel de condutor do processo ensino/aprendizagem, a obrigatoriedade do educar pelo Estado começa com 07 (sete) anos na 1ª série ou ciclo básico 1.

A Lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira nº 9394/96, nos Artigos 32 ao 34, sobre a Educação Fundamental:, trata da duração do Ensino Fundamental de 08 (oito) anos; formação básica do cidadão: como aprender, compreender e desenvolver a capacidade de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores.

Vale ressaltar que, em ambas as seções: do Infantil e Fundamental a formação básica do cidadão e a participação da família e da sociedade é primordial no processo de educar, só havendo a mudança da obrigatoriedade de cumprir um currículo único nacional/diversificada, carga horária anual e um parâmetro de habilidades e competências.

Na Educação Fundamental a criança educanda começa com 07 (sete) anos e às vezes não sabe nem ler, ela é alfabetizada dentro de um nível, no qual ela já deveria estar alfabetizada. E a questão da leitura não é só ler o mundo é ler e compreender todo o processo de mundo através de uma leitura dinâmico-histórica/histórica/dialética/contextualizada.

É nesse momento que se percebe a necessidade de haver uma mudança na estrutura curricular dos ensinos: Infantil e Fundamental. Pois é na Educação Média que, acontece a percepção da distorção gerada pelos níveis inicias do Sistema Escolar Nacional.

A Lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira nº 9394/96, que trata do Ensino Médio, diz que ele é a parte final da Educação Básica, por isso, ela vem através dos seus artigos dar sua importância para o trabalho.

Trata de uma educação normativa de formação de cidadania, retirando toda a obrigatoriedade do Estado em colocar os alunos e alunas em um nível superior.

A Lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira, nº 9394/96, relata a formação completa do cidadão, sem mencionar que essa formação passa não só pela formação intelecto, como também pela formação profissional/pessoal. Isso é formar construtores de sociedade.

A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

• Tecnologia Educacional: tecnologias que permitem a comunicação ou a capacidade de se comunicar com outras pessoas para ampliar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com