TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estação de Quioto

Tese: A Estação de Quioto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/7/2013  •  Tese  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 3

Apesar de existirem vestígios arqueológicos que datam a presença humana nas ilhas do Japão por volta de 10 000 a.C., a zona de Quioto só começou a ser habitada já no século VII. Durante o século VIII, quando o clero budista se tornou influente junto do governo imperial, o imperador optou por colocar a capital numa região distante da influência budista.

A nova cidade, Heiankyō ("capital de Heian") tornou-se o assento da corte imperial em 794. Posteriormente, mudou-se o nome da cidade para Kyōtō (“cidade capital”). Quioto continuou a ser a capital do Japão até 1868, quando se deu a transferência do governo para Edo, a que posteriormente se alterou o nome para Tokyō (“capital Este”). Após Edo passar a ser conhecida por Tóquio, Quioto foi, por um curto período, conhecida por Saikyō (西京, "Capital Oeste"). Note-se que a questão de qual é a capital em termos legais é ainda alvo de controvérsia.

A Estação de Quioto.

Os Estados Unidos ponderaram alvejar Quioto com a bomba atómica, no que viria a ser o final da Segunda Guerra Mundial, mas, por fim, a cidade foi removida da lista de alvos.

Quioto é a única grande cidade japonesa que ainda tem bastantes edifícios de construção anterior à guerra, como os machiya (casas tradicionais). Contudo, a modernização está a impor-se, destruindo a Quioto tradicional em favor de uma nova arquitectura, como o controverso complexo da Estação de Quioto.

Em 1997 Quioto foi o local onde decorreu a conferência de onde resultou o Protocolo de Quioto sobre a emissão de gases produtores de efeito de estufa.

Geografia[editar]

Quioto localiza-se na parte médio-ocidental da ilha de Honshu. Devido às montanhas que a cercam por todos os lados, Quioto é famosa pelas suas quentes noites de Verão, sem a mínima aragem.

A cidade está disposta num padrão similar a uma grelha de acordo com a tradição chinesa. Hoje em dia, a principal zona de negócios localiza-se nas partes centro e sul da cidade, com a zona norte, muito menos habitada, a manter um aspecto muito mais verdejante.

Demografia[editar]

De acordo com os dados de 2003, a cidade tinha uma população estimada de 1 466 163 habitantes, e uma densidade populacional de 2 403,68 pessoas por quilómetro quadrado, para uma área total de 610,22 quilómetros quadrados.

Política[editar]

Cidades-irmãs[editar]

Quioto está geminada com as cidades de:

Estados Unidos Boston, Estados Unidos;

França Paris, França;

Alemanha Colónia, Alemanha;

Itália Florença, Itália;

Ucrânia Kiev, Ucrânia;

República Popular da China Xi'an, China;

México Guadalajara, México;

Brasil Rio de Janeiro, Brasil

Croácia Zagreb, Croácia;

Indonésia Yogyakarta, Indonésia;

Peru Cusco, Peru

Subdivisões[editar]

Quioto divide-se em onze zonas (ku):

Togetsukyo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com