TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Falha Da Democracia No Brasil

Pesquisas Acadêmicas: A Falha Da Democracia No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 2

O brasil e o 41º país mais democrático do mundo. O país vai bem nos quesitos como processo eleitoral e liberdades civis, a constatação de que há participação popular restrita, assim como uma baixa cultura política fazem com que o Índice de Democracia brasileiro fique em 7,38. Esse resultado coloca o Brasil entre o que a Economist chama de “democracias falhas”, ou seja, que ainda não estão totalmente consolidadas.

O índice da Economist leva em consideração cinco critérios – processo eleitoral e pluralismo político, funcionamento do governo, participação política, cultura política e liberdades civis.

Analisando individualmente esses índices(processo eleitoral e pluralismo político, funcionamento do governo, participação política, cultura política e liberdades civis.) ao que se refere a aspectos formais de democracia o Brasil vai bem. A nota atribuída ao país no quesito que se refere a processo eleitoral e liberdades políticas foi 9,58. No que diz respeito às chamadas liberdades civis – o que inclui liberdade de expressão, de crença, de locomoção, direito de propriedade, entre outros – o país também vai bem, recebendo nota 9,41.

Mas não foi bem avaliado o resultado do funcionamento do governo (7,86). o problema aparece mesmo na avaliação da Economist feita sobre a cultura política brasileira (5,63) e sobre a participação política (4,44).

os resultados são típicos de uma democracia de transição. “Isso é comum num país que tem apenas 20 anos democracia contínua.” Mas uma etapa importante já foi vencida: as instituições estão consolidadas e o país dispõe de legislações que disciplinam a vida política brasileira. “Nós já fizemos uma etapa importante. Temos instituições que conduziram o país de uma fase autoritária para uma democracia madura.” diz um professor de ciências sócias da universidade de curitiba .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com