TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GEOPOLÍTICA BRASILEIRA

Por:   •  8/9/2021  •  Dissertação  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 6

GEOPOLÍTICA BRASILEIRA

O Brasil desde a WWI tem pretensões de ser uma potência global. Os nossos autores sempre conseguiram enxergar vários bons motivos que sustentem essa idéia:  condições geográficas excelentes como grandes quantidades de água doce e salgada, costa enorme para comércio, petróleo e uma graNDE população para abastecer o seu exército. Mas tudo isso só poderia ser potencializada se contasse com  um governo com um plano estratégico definido .

DIPLOMACIA

Durante o período carismático da nossa diplomacia, tivemos a anexação do Acre que era território boliviano. Vários seringueiros BR iam para lá por conta da extração de borracha até que os dois estados começaram a guerrear sobre o lugar. Rio Branco propôs um tratado à Bolívia dizendo que o BR daria uma quantia em dinheiro e construiria uma ferrovia em troca do Acre. Os bolivianos não aceitaram até que Rio Branco os obrigou: ou aceitam ou a guerra continua até eu tomar a força. A tal da ferrovia não foi construída até hoje. Por essas e outras, nossos vizinhos têm uma viisão imperialista e, por conseqüência, extremamente pejurativa do Brasil, com medo de que possamos virar uma potência tal qual os EUA.

 Fazendo parte dos planos de virar uma potência, o Brasil enviou a FEB: Força Expedicionária Brasileira para a WWII. Com isso, conqusitou respeito dos europeus e dos norte americanos. Quando a FEB voltou, começamos um plano de montar uma elite militar tal qual a estadunidense: a ESG, Escola Superiora de Guerra. A ESG tinha como mote ter uma elite intelectual que serviria para alavancar o país geopolíticamente. Ela serviria pra garantir que o país chegue ao sonho de ser uma potÊncia. Ela proporia estabelecer formas de guarnecer o território: seja defendendo fronteiras, seja garantindo presença do Estado e, por conseqüência garantir peso de identidade brasileira para aqueles cidadãos isolados da máquina estatal para que não acontecesse um Acre contra o Brasil, estabelecer estrtura de transportes e comércio através de obras que ligariam o país: malha ferroviária e transporte hidroviário. A ESG, tal qual uma boa organização d eorigem militar é autoritária e argumenta o fato do povo não participar do diaólogo com um simples “o povo não entende de política”.

Quando do golpe militar de 64, um sentimento de animação na ESG acontece pois por se entender que militares estariam no poder, mais destaque seria dado a geopolítica. Mas isso não aconteceu: os generais militares não se importavam nem um pouco com política. Um dos únicos que se importou foi Castelo Branco que foi quem nomeou Golbery, o principal nome da geopolítica brasileira.

Nem todos militares apoiaram o Regime Militar. Golbery por exemplo, defendia que o golpe deveria durar no máximo 5 anos pois a intenção era de fato “salvar o Brasil” dos comunistas e restaurar ordem para depois sair.

ETAPAS PARA CONSOLIDAÇÃO TERRITORIAL

1ª Integração: é necessário ligar o território d enorte a sul;

2ª Estimular região noroeste: da Amazônia até o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul era necessário povoar a área e defender sua fronteira visto que essa região era a “heartland” brasileira. Cercada de terra, num nível maior, mais alto que as demais regiões e protegida naturalmente por elevações e água e consequentemente, uma região autossustentável, era perfeito para ser a capital do país.

3ª Amazônia: ocupar a Amazônia era crucial. Além de não ter quase ngm morando lá e as frotneiras não serem vigiadas, a floresta esconde muitos tesouros que rpecisam ser protegidos. O objetivo era criar políticas públicas: estradas, ferrovias, levar empresas para lá e ocupar o local.

As 3 etapas nunca foram de fato cumpridas.

GEOPOLÍTICA PÓS 85

Sarney chega ao poder e estipula um projeto em 3 etapas para alavancar o país como potência. O Brasil sofria muita rpessão internacional para estabelecer medidas de proteção a Amazônia, este projeto chega para tentar suprir isto:

Calha (85) – defesa de áreas estratégicas no norte. A idéia envolvia os dois principais rios amazônicos e suas calhas, seus afluentes: Rio Amazonas e Solimões. O transporte naquela região é feito quase que todo pelos rios. Garantir a segurança dos mesmo, é garantir que não haja einvasões. Além de proteger contra invsões e biopirataria, havia tbm o receio contra uma possível influência marxista vinda de Suriname e Guiana. As fronteiras mais bem resguardads eram contra Colômbia e Venezuela visto tráfico de drogas e armas e contra a Guiana. O grande problema da Calha foi o dinheiro necessário para manter o projeto que eventualmente acabou sucateado;

Cone Sul (86) – foi o projeto de integração regional que Sarney quis implementar na América Latina que originou o Mercosul. Brasil, Uruguai e Paraguai foram os únicos a serem convidados inicialmente. O plano era inicialmente não precisar de passaporte para circular. Posteriormente, ter uma moeda única.

Atlântico Sul (86) - A idéia brasileira era mostrar ao mundo seu protagonismo em sua região. Nos juntamos a ONU para auxiliar na zona de paz e cooperação do Atlântico Sul. Um dos objetivos era frear a corrida armamentista na região devido a Guerra Fria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com