TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GLOBALIZAÇÃO, A GUERRA E O TERRORISMO

Por:   •  18/1/2017  •  Resenha  •  1.994 Palavras (8 Páginas)  •  863 Visualizações

Página 1 de 8

A GLOBALIZAÇÃO, A GUERRA E O TERRORISMO

Cristyane Borges de Sousa1

Orientadora: Kamila Massoud2

RESUMO: Este trabalho argumenta sobre o discurso dos Estados Unidos contra a “guerra ao terror”, considerando não apenas os conflitos, violências, como também suas causas e consequências a longo prazo. Argumenta-se o papel fundamental da mídia como forma de divulgar e legitimar esse discurso a ponto de mudar estratégias de segurança, uma mudança gradual do  soft power (capacidade de moldar a opinião) para o hard power (uso da força, coerção) na tentativa de preservar a hegemonia dos EUA. Nesse sentido, o argumento principal deste trabalho é conhecer os verdadeiros motivos do discurso guerra contra o terror” e identificar o que há por trás desses objetivos disfarçados.

Palavras – chaves: Guerra. Terrorismo. Globalização

1.Introdução

O discurso utilizado pelos EUA “guerra ao terror” está profundamente relacionado com o estudo do Português Diplomático, uma vez que, permite aos acadêmicos de Relações Internacionais realizar uma análise crítica sobre o poder do discurso argumentativo e a influência da mídia no contexto social.

Este trabalho tem o objetivo apresentar os estudos relacionados as estruturas das relações de poder envolvendo a globalização e o papel da mídia , como forma de legitimar o discurso persuasivo anti-terrorista e concretizar mudanças na regulamentação dos meios de comunicação, especialmente, nas indústrias de mídia globais.

O discurso da "guerra ao terror" parece ter alcançado hegemonia global,
pois ganhou aceitação generalizada em todo o mundo, sendo
extensivamente recontextualizado, institucionalizado e operacionalizado na sociedade. O trabalho obedece a seguinte estrutura: Primeiramente abordarei sobre globalismo, a estratégia de segurança e da “guerra ao terror”; Posteriomente, discorrerei sobre os principais temas do discurso da 'guerra ao terror'; Além de explanar sobre uma nova era e as  forças do mal; Por fim, as considerações finais e conclusões sobre o trabalho desenvolvido.

1 Globalismo, a estratégia de segurança e da “guerra ao terror”.

Com o surgimento do discurso “ guerra ao terror” houve a implementação de estratégias globalistas pelo governo dos EUA  motivada pela necessidade urgente de legitimar a mudança para 'hard poder em face da oposição nacional e internacional. Além de ser  responsável diminuição dos direitos humamos, como: as condições de detenção, maus tratos, (tortura) de prisioneiros, detenção longa de suspeitos de terrorismo sem julgamento, a restriçao da liberdade de expressão.

A conservação ou a institucionalização do discurso tem sido assegurado através de muitos mecanismos oficiais, incluindo anti-terrorista e legislação de segurança e mudanças na
regulamentos (tais como as que regem as viagens internacionais), bem como através da sua efetiva divulgação através dos campos e instituições sociais e através das fronteiras nacionais. A divulgação e legitimação do discurso da 'guerra ao terror' tem dependido pesadamente dos meios de comunicação e, especialmente, das indústrias de mídia globais.

Esses ataques terroristas têm sido visto como um ato essencialmente comunicacional, onde as vítimas humanas imediatas da violência são escolhidas aleatoriamente (alvos de oportunidade) ou seletivamente (alvos simbólicos ou de representação) de uma população alvo, e servir como geradores de mensagens "(Schmid 1983). Para que  essa comunicação seja efetivada , ela vai depender do cumprimento da mídia global redes para 'gerar' a 'mensagem' e para aumentar a consciência e provocar o medo.

Os terroristas operam com estratégias de mídia sofisticados: os ataques da Al-Qaeda contra Nova Yorke Washington foram cronometrados para alcançar os noticiários da noite Lewis, 2005).

Mas o combate ao terrorismo e da "guerra ao terror" também dependem do cumprimento da Global redes de mídia para 'gerar mensagens', e operam  e dependem sofisticada estratégias de mídia. Mas o que há por trás desse discurso? O terrorismo pode servir para obscurecer outros objetivos, incluindo a prossecução do globalismo por outros meios, a preservação e consolidação da hegemonia dos Estados Unidos, a abertura de novo mercados, especialmente para empresas americanas, atingindo o controle americano sobre o fornecimento de petróleo internacional.

O discurso da guerra ao terror foi suficientemente potente para justificar um compromisso tão grande de dinheiro, esforço e sangue. Esta mudança estratégica corresponde a uma nova fase do imperialismo (Ali e Barsamian de 2005, Chomsky 2003 Pieterse 2004, Roy, 2004). A Estratégia de Segurança Nacional dos EUA é claro na sua rejeição de uma retornar a um mundo bipolar ou multipolar, e no seu compromisso de prevenir a desenvolvimento de todos os desafios a posição dos Estados Unidos como o único "super-poder" do mundo.

A estratégia e o discurso foram contestadas por estratégias alternativas (tais como reviver o papel das Nações Unidas como o principal protagonista na resolução problemas de segurança internacional) e discursos alternativos. Sua hegemonia tem sido seriamente abalada, embora não quebrado.

2 Discurso da 'guerra ao terror'.

Discursos no sentido de ludibriar a opinião popular e massificar o poder hegemônico dos EUA, foram disseminados na mídia industrial como forma de conservação, manuntenção  ou a institucionalização do discurso,  através de muitos mecanismos oficiais, incluindo anti-terrorista para que sua efetiva divulgação ocorra nos campos e instituições sociais, operacionalizando e implementando mudanças ideológicas, ao combate ferrêneo ao terrorismos no país.

De acordo com Jackson (2005), a caracterização geral do discurso da "guerra ao terror" em termos de uma série de temas centrais, tem um conjunto de argumentos, narrativas e discursos associados. Eles podem ser formulados como reivindicações na caracterização da Steger do discurso do Globalismo. São eles:

• Esta é uma nova era, o que representa novas ameaças, que requer novas respostas.
• EUA e seus aliados (e de fato "civilização") enfrentam riscos e perigos sem precedentes
que exigem medidas excepcionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (140.5 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com