TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Das Relações Internacionais Para O Desenvolvimento Dos Países

Pesquisas Acadêmicas: A Importância Das Relações Internacionais Para O Desenvolvimento Dos Países. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  4.010 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Professor: Dr. Claudio Dantas Frota

ATIVIDADE - 01

NOVEMBRO -2014

LÁBREA-AM

VICTOR HUGOEUSÉBIO DE ANDRADE- 21109866

victoradmpufam@hotmail.com

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Professor: Dr. Claudio Dantas Frota

ATIVIDADE- 01

NOVEMBRO – 2014

LÁBREA – AM

A importância das relações internacionais

Para o desenvolvimento dos países

As relações internacionais são um aspecto excepcionalmente importante da cidadania em uma sociedade global.

À medida que nosso mundo se torna cada vez menor fato que ocorre em decorrência da tecnologia das comunicações, transportes aéreos rápidos e uma economia internacional complexa, o valor de relações cooperativas e pacíficas entre as nações se torna exponencialmente importante.

Vivemos num mundo globalizado, onde o cenário internacional está repleto de desafios, mas também de oportunidades. É praticamente impossível que um país possa enfrentar essa conjuntura isoladamente.

Para o nosso País é imprescindível forjar uma governança internacional representativa e transparente, capaz de dar respostas coletivas e duradouras para os desafios e também de partilhar as oportunidades que se apresentam no século XXI nesse contexto das relações internacionais. Ainda dentro desse contexto ressaltaremos neste trabalho a importância que tem as relações entre os países focando o desenvolvimento dos mesmos e ressaltando os seguintes pontos:

Paz- Historicamente, uma das mais antigas expressões de relações internacionais é o estabelecimento de tratados e acordos entre diferentes nações.

A manutenção desses tratados garante que as pessoas comuns possam realizar suas tarefas diárias para obter um salário e criar suas famílias, ao invés de ser obrigados a participar em guerras com países vizinhos.

Essa função das relações internacionais, nos dias de hoje, é tão relevante quanto era antigamente. Na resolução de conflitos internacionais, citamos os EUA, como um dos principais mediadores no processo de restauração da paz no conflito existente entre árabes e israelenses, com intuito de sentarem a mesa e discutirem questões relevantes que possam trazer benefícios aos dois lados.

Ponto importante dentro das relações internacionais uma vez que as guerras trazem rupturas no comercio e no compartilhamento de informações, tanto dentro do meio cientifico como tecnológico entre os países, impedindo o desenvolvimento.

Economia- Relações internacionais positivas também promovem políticas eficazes em relação ao intercâmbio entre as nações, tanto em termos de importação de recursos naturais e produtos finais não disponíveis em um país, como em ganhar acesso a um mercado mais amplo por meio da exportação para países estrangeiros.

Relações internacionais definem os requerimentos e limitações de um intercâmbio de fronteira.

O Brasil hoje mantem relações comerciais com diversos países, embora com alguns deles sejam limitadas, mas podemos citar relações comerciais que envolvem exportações de produtos Brasileiros como, por exemplo, as relações entre Brasil e Cuba que foram classificadas como excelentes.

E que trouxe benefícios a ambos com um crescimento no comercio bilateral na ordem de 58% entre abril de 2007 e abril de 2008, promovendo não só o desenvolvimento comercial, mas também na área cultural entre os dois países.

Imigração- Além do transporte de bens através das fronteiras internacionais, com frequência, pessoas também migram de um país para o outro, buscando oportunidades de melhorar suas vidas.

Essa viagem pode ser temporária ou permanente, mas em ambos os casos deve ser regulada para garantir o cumprimento das leis - criminosos devem ser mantidos fora do país,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com