TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Oficina de Texto em Segurança Pública

Por:   •  7/5/2021  •  Dissertação  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal Fluminense

Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos - InEAC

Curso de Segurança Pública e Social

Disciplina: Oficina de texto em Segurança Pública

Professor: Danieli Machado

Período letivo: 02/2020

Aluna: Luiza de Souza Reis/220102121

VS

10° encontro- Dissertação “Ninguém saberá escrever bem, se não souber o que vai escrever”

Em primeiro lugar, pode-se dizer que é de extrema importância que o escritor faça uma busca criteriosa a respeito do que vai escrever e uma seleção do que será mencionado em seu texto, fazendo com que os principais tópicos a serem mencionados por ele, fiquem bem claros para que a escrita possa fluir de uma maneira mais rápida e fácil. Não podendo esquecer de procurar as melhores fontes para basear sua pesquisa, assim, dando uma maior credibilidade ao que está sendo dito.

No entanto, não é possível tomar como verdade que para se escrever um bom texto, sejam extremamente necessários todos os requisitos ditos anteriormente, também é possível escrever um bom texto apenas com conhecimentos próprios, adquiridos ao longo da vida e dos estudos. Um exemplo disso, é quando preciso escrever uma redação estilo Enem. É um fato que para se escrever uma redação nesse estilo, é necessário saber algumas regras, mas nunca sabemos anteriormente qual vai ser exatamente o tema escolhido para a redação. Então, na hora da escrita preciso reunir todos os meus conhecimentos adquiridos sobre esse modelo de redação, mais meus conhecimentos gerais adquiridos ao longo da minha vida, ou até experiências vividas por mim. Por isso, é de extrema importância que antes de começar a escrever, haja um momento para separar e organizar ideias para, assim, começar a escrever.

Ademais, é importante não esquecer de mencionar que algumas pessoas têm mais facilidade para a escrita e outras não. Estas pessoas com mais habilidade de escrita conseguem obter melhores resultados quando se encontram em situações em que não sabem o que irão escrever, com sua desenvoltura mais aflorada, conseguem aos poucos construir ideias e rapidamente colocá-las por escrito de uma forma mais prática, rápida e que faça sentido. Entretanto, é mais provável que aquelas que possuem uma maior dificuldade com a escrita, somando a situação que não sabem o que irão escrever, não consigam elaborar bem um texto, deixando-o pouco coeso, com as ideias que, juntas, fazem pouco sentido e que tomam um tempo maior para a escrita.

Pode-se afirmar, portanto, que há casos e casos para se escrever bem, podendo dizer então que, “ninguém saberá escrever bem, se não souber o que vai escrever” não é cem por cento verdade. É bem verdade que, para aqueles que não tem a prática, ou que simplesmente têm dificuldade para escrever, não saber o que vai escrever é sim um grande problema a se enfrentar. No entanto, para aqueles que tem mais facilidade ou que estudaram e se adequaram a escrita frequente, não é necessariamente um problema, porque essas pessoas possuem uma maior desenvoltura, estão mais acostumadas a enfrentar esse tipo de situação. Um exemplo disso são os estudantes como eu, que estudaram bastante para concursos em que a redação era de extrema importância e hoje consigo ter uma maior facilidade para a escrita nos estudos da faculdade. Não podendo esquecer de um grande exemplo que vivenciei, que são as entrevistas de emprego. Nas quais todas que participei tive que elaborar uma redação, sem qualquer aviso prévio do que seria o tema a ser escrito, descobrindo e tendo que desenvolver e construir ideias apenas no momento da entrevista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com