TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Politica - Aristóteles

Casos: A Politica - Aristóteles. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 2

A Política – texto de Marilena Chauí sobre Aristóteles

1.Qual é o significado da afirmação Aristotélica de que o homem é um animal político por natureza?

R: Porque é da natureza do homem procurar viver em comunidade, não sendo a política uma convenção, mas uma coisa natural.

2 .O filósofo estabeleceu importantes distinções entre a pólis ou a cidade estado e as sociedades a ela anteriores – a família, a tribo e a aldeia. Como o fez?

R: A diferença é que nas sociedades anteriores o poder era exercido pelo chefe de família ou o pai, despotes, exercendo através da arbitrariedade sua própria vontade e defendendo seus próprios interesses. Já na polis, ao contrário do poder particular, a autoridade é pública, definida pelas leis e a vontade de quem a governa não é maior nem superior a lei, mas se exprime através delas.

3. Quais as diferentes formas de organização ou de constituição das cidades estado por ele definidas? O que as caracteriza? Elas podem se degenerar ou se corromper? Como?

R: Monarquia, Aristocracia e República. A Monarquia se caracteriza pela autoridade e governo de um só, baseado na honra e na gloria do governante. Aristocracia como governo de alguns, baseado na Arete, ou seja, na excelência ou virtude dos governantes. A República como governo de todos, baseado na liberdade e na igualdade de todos perante a lei. Elas podem se corromper, tendo como sua forma contrária a tirania, para a monarquia; a oligarquia para a aristocracia e a democracia para a república.

4. Qual é a finalidade da cidade estado?

R: Educação dos cidadãos.

5. Quem integrava, na pólis grega, o conceito de cidadão?

R: Homens adultos livres nascidos no território do Estado. São excluídos da cidadania: as mulheres, crianças, os muitos idosos, os estrangeiros e os escravos.

6. O que caracteriza para o filósofo a justiça política e a distributiva? Elas integram a finalidade ou o fim da cidade estado?

R: A justiça política distributiva consiste em impedir o crescimento das desigualdades, se refere ao modo como a Cidade faz a partilha dos bens entre os cidadãos. A justiça comutativa serve para corrigir os erros da justiça distributiva, aplicar a regra do direito ou das leis definidas pela justiça distributiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com