TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA X E TEORIA Y

Por:   •  19/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.487 Palavras (14 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO DE LOGÍSTICA

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS DE PROCESSOS GERENCIAIS E MATEMÁTICA

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SP

2014

SUMÁRIO

Introdução.................................................................................................................pag.03

1.    Estrutura oraganizacional...................................................................................pag.04

2.    Capacitação e Desenvolvimento para Diretores e Gerentes..............................pag.05

3.    Capacitação, Desenvolvimento e Motivação para o Pessoal Operacional........pag.07

3.1. Motivação Pessoal Operacional na Organização...............................................pag.08

3.2. Teoria da Hierarquia das Necessidades.............................................................pag.09

3.3. A Teoria X e Teoria Y.......................................................................................pag.10

3.4. Análise das Teorias Motivacionais na Organização..........................................pag.11

4.    Recomendações Finais.......................................................................................pag.12

Referências................................................................................................................pag.13

INTRODUÇÃO

A empresa fonte de nossa pesquisa é denominada Hoterdan Hipermercado Ltda., nome fantasia “Hoterdan Hipermercado”. Fundado em 1994 e estabelecida na Avenida Getúlio Vargas, n° 2020, na cidade de Campinas/SP, em uma área de aproximadamente 4.000 m², conta hoje com 176 funcionários, entre homens e mulheres.

O ramo de atividade é comércio varejista e trabalha com uma grande variedade de produtos e marcas, sendo uma empresa de médio porte.  Seus valores e compromisso baseiam-se em oferecer qualidade em produtos com menores preços, em um ambiente agradável, limpo e muito bem organizado, transparência e honestidade em suas negociações, resultando na confiabilidade da comunidade em que está inserida.

O objetivo é tornar-se uma rede com abrangência estadual, na venda de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

O trabalho propõe vivenciar e praticar a atuação de um gestor em uma organização durante o exercício profissional utilizando premissas das disciplinas de processos gerenciais e matemática perante a situação proposta: um hipermercado está com problemas financeiros onde sua lucratividade tem diminuído há quatro semestres consecutivos apesar de suas vendas estarem em alta, o acadêmico se colocará no lugar do gestor  e deverá criar um novo modelo de estrutura para o hipermercado, e a capacitação de seus colaboradores, desde o nível operacional até o nível estratégico. Conforme relatórios feitos por uma auditoria externa o gestor terá que reestruturar o organograma do hipermercado e capacitar seus líderes.

  1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

                Com base nos relatórios da consultoria decidimos mudar primeiramente a estrutura organizacional da empresa, onde o hipermercado passará a ter a seguinte estrutura:

Presidente (1)

Diretorias: Financeira (1) Compras (1) operacional (1)

Gerências: Geral (1) Operacional (1)

Lideranças: Mercearia (1), Hortifrutícola (1), Padaria (1), linha Branca e marrom (1), Armarinho e Têxtil (1), Açougue e Peixaria (1) e Segurança (1).

Total de Colaboradores: 176 sendo Financeiro (5),Compra (6), Liderança (7) e Operação (158), onde Mercearia (14); Hortifrutícola (14), Padaria (19), Linha Branca/Marrom (29), Secos e Molhados (19); Armarinho (5); Têxtil (5), Açougue (19) e Peixaria (15) e Segurança (19).

                Decidimos mudar para essa estrutura, pois anteriormente o hipermercado tinha oito gerentes sendo que os mesmo cuidavam mais da parte técnica do que da parte gerencial, mudamos para apenas dois gerentes o gerente geral que será responsável  pelos setores financeiros, compras e criamos o cargo de gerente operacional que será responsável pelo setor operacional, respondendo diretamente para o gerente geral, optamos também por criar os cargos de lideres de setores onde os mesmo serão responsáveis por auxiliar os operadores e solucionar problemas técnicos essa liderança será feita por meio de rodizio, a cada período de tempo os lideres trocarão de setor, essa medida evita a coalizão politica entre os departamentos, fazendo com que os mesmos passem a trocar informações e não mais a um quere ser melhor que o outro. O líder será responsável por organizar tecnicamente o pessoal e as mercadorias layout dos setores, receberá treinamentos e o líder cada mês irá ficar em um setor, para adquirir maior conhecimento em todas as áreas de operação do hipermercado e contribuir com ideias e sugestões.

        Com formação nas bases um líder de setor, no futuro terá gerentes muito mais preparados e capacitados. Com grande capacidade de enfrentar, diagnosticar e solucionar problemas. Nessa estrutura o gerente terá mais tempo para gestão, pois irá dividir tarefas com líderes.

2.         CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA OS DIRETORES E GERENTES:

Capacitação é o termo usado para definir a capacidade de preparar/formar o profissional para enfrentar os problemas derivados da função que se exerce. Ou seja, a capacitação prepara o profissional para solucionar problemas, dar sugestões, apresentar alternativas, dar autonomia e autoconfiança no ambiente de trabalho e também estimular o desenvolvimento das habilidades individuais de cada profissional.  

Através dos relatórios enviados pela auditoria externa conseguimos estudar o comportamento de cada funcionário do hipermercado e identificamos as principais falhas nos setores gerenciais e de Diretoria que são a falta de planejamento e organização, com base nessas informações decidimos criar um plano de capacitação, seguindo a matriz de competência abaixo:

Direção:

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

  Planejamento           Comando                Organização               Avaliação                

[pic 6][pic 7]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (224.9 Kb)   docx (118 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com