TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Motivacionais Teoria de Maslow

Por:   •  31/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

Teorias Motivacionais

Teoria de Maslow

        Abraham Maslow foi um grande psicólogo americano, que desenvolveu a proposta hierarquia de necessidades de Maslow. Segundo ele, nos seres humanos seguimos rigorosamente uma pirâmide de necessidades que se divide em cinco partes. Sendo a base da pirâmide as necessidades Fisiológicas, que são o sono, fome, sexo, remuneração, as de Segurança, que são a segurança da  segurança do corpo, da família, essas duas são caracterizadas como de sobrevivência, as outras que se estabelecem mais acima da pirâmide são as Socias que são amor, amizade, família, comunidade, as de Estima que são reconhecimento, status, autoestima, e as de Auto Realização que são criatividade, talento, desenvolvimento, essas três ultimas encontradas no topo são caracterizadas como de crescimento do indivíduo.

        A teoria de Maslow, segue rigorosamente a hierarquia dizendo que o indivíduo não vai alcançar o resultado de uma necessidade superior se ele não estiver satisfeito a necessidade anterior, sendo assim, somente no momento em que a debaixo for satisfeita a de cima nasce, tendo como a base mais importante que o topo.

Teoria de McClelland

David McClelland foi um psicólogo norte americano, muito reconhecido pelos seus trabalhos na área da motivação. McClelland desenvolveu uma teoria chamada teoria das necessidades adquiridas, que segundo ele se divide em três tipos de necessidades, sendo elas, Realização, Poder e Afiliação. Todos nós vamos ter essas três necessidades que se alteram durante a vida em diferentes níveis ou medidas.

As necessidades em Realização seria as metas desafiadoras, sucesso, realização profissional, as de Poder seria as necessidades de controle e de exercer influencia e as de Afiliação seria as necessidades de manter relações.

Portanto, segundo a teoria de McClelland a motivação aparecera pela satisfação da necessidade adquirida.

Teoria de McGregor

As teorias Y e Y propostas por Douglas McGregor são duas visões distintas do ser humano, a positiva: Teoria X e a negativa: Teoria Y. Essa teoria estuda a forma como os executivos se relacionavam com seus colaboradores e a visão dos mesmos, baseadas em certas premissas as quais tenderam a moldar o comportamento dos mesmos em relação aos funcionários.

Teorias de Motivação X e Y, consiste que a primeira trata as pessoas, no geral, como preguiçosas e que todo o trabalho é visto como um mal necessário para ganhar dinheiro. Daí a necessidade de ter uma motivação contínua para contar com o apoio dos funcionários.

A segunda prega o pressuposto contrário: de que as pessoas, além da necessidade de trabalhar, gostam de fazer os seus ofícios diariamente.

No entanto, ambas as teorias (X e Y) são alvo de argumentos contrários, uma vez que cada uma delas são exclusivas e inerentes à outra

Teoria de Herzberg

A teoria dos dois fatores, elaborada pelo psicólogo americano Frederick Herzberg, afirmava que o comportamento humano no trabalho e a motivação organizacional são orientados por dois grupos de fatores: fatores higiênicos e fatores motivacionais.

Os fatores de higiene, também chamados insatisfacientes são fatores extrínsecos ao trabalho. Quando não atendidos podem causar a insatisfação e desmotivação no trabalho, mas se atendidos, não necessariamente irá motivar os funcionários. Exemplos: condições de trabalho, salário, administração da organização, etc.

Os fatores motivadores, também chamados satisfacientes, são os fatores intrínsecos ao trabalho. Esses fatores, quando atendidos, podem causar a satisfação e a motivação do indivíduo para a realização de suas atividades.

Mas quando não atendidos, bloqueiam a satisfação e a motivação do indivíduo. O que motiva o indivíduo para o trabalho é fazer o que ele gosta! Exemplos: realização e crescimento profissional, responsabilidades, etc.

Para que se crie a satisfação e a motivação no ambiente de trabalho, a organização precisa atribuir ao indivíduo maior autonomia, trabalhos estimulantes, possibilidades de crescimento e desenvolvimento profissional na carreira, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com