TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Termometria

Por:   •  18/6/2018  •  Monografia  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A termometria baseia-se na medição de nível da energia térmica. Tornando cada vez mais vital nas indústrias e laboratórios pôs ela é responsável pelo ajuste e melhora de performasse das maquinas. Conhecendo a temperatura é possivel baratear o preço do produto, aumenta a longevidade das maquinas e diminuir os riscos nas fabricas.

Alguns métodos conhecidos para medir temperatura são:

Expansão/Dilatação térmica de sólidos, líquidos e gases, Resistência elétrica, Efeitos termo-elétricos,  Radiação,  Cores.

1-OBJETIVO

O objetivo desse relatório é baseado em citar diversos medidores de temperatura e no seu funcionamento, faixa de uso, tipos de aplicações previstas e precisão adequada para tal utilização.

Tem como objetivo também descrever o conceito de termometria e demonstrar sua importância pratica para o funcionamento de qualquer máquina. E mostraremos os métodos para medição de temperatura tornando assim mais fácil controlar a durabilidade das máquinas.

Tipos de Medidores de Temperatura

Variação de volume:

O medidor de temperatura que usa a variação de volume é baseado no coeficiente de variação térmica onde temos um ponto conhecido que equivale uma temperatura X e relacionamos a graduação feita no liquido presente com tal medida conhecida.

TERMÔMETRO DE LABORÁTORIO -10 + 150°C ESC INTERNA Hg INCOTERM 5201.03.0.00

Especificações Técnicas:
Escala: -10+150°C
Divisão: 1°C
Comprimento: 300±5
Imersão: Total
Limite de erro: ±1

Esse termômetro atua em uma faixa de variação de 160 graus Celsius sendo indicado para laboratórios devido a fragilidade. Com uma divisão de 1 grau tem como caraterística não medir com tanta exatidão sendo assim melhor aplicado em experimentos que a temperatura não precise de casa decimais. O custo desse produto sai em media a 70-80 reais.

Variação de pressão

A  variação de pressão é bastante parecida com o de volume mas é usado a pressão dos gases pela forma PV = RT relacionando a relação de pressão com a temperatura.

Termômetro de expansão de sólido.

E um termômetro baseado na expansão do metal e nele é ligado um dispositivo que é capaz de relacionar a temperatura.

Termômetro Digital Espeto Prova D'água -45+230°C Incoterm 6132

Características Técnicas:

Faixa de medição (na ponta da haste): -45°C a +230°C
Resolução: 0,1°C
Exatidão:
de -20°C a +80°C: ± 1°C
de -45°C a -19,9°C e de 80,1°C a +200°C: ± 2°C
Exatidão no restante da escala: ± 2,5°C
Tamanho da haste: 127mm (à prova d'água)
Material da haste: aço inox (ideal para indústria alimentícia)
Alimentação: bateria LR44 x 1,5V
Vida útil: até 6.000 horas
Peso (sem a bateria): 22g
Temperatura de armazenamento: -10°C a +50°C

Esse termômetro tem como maior qualidade o seu tamanho sendo de fácil locomoção sendo assim ideal para chegar temperaturas de alimentos e processo sem tanta exatidão sendo muito útil na área de alimentação e de processo com melhor precisão na faixa de  -20°C a +80°C: ± 1°C    com um custo médio de 50-60 reais.

Modificação de resistividade elétrica

A termoresistores são geralmente feitos de platina ou nilquel e tem faixas térmicas comuns de erro de +-0,1°C, ao passo que os de platina podem chegar a 0,001°C. A faixa de operação varia de -200 a 850°C para o Pt100 e de -50 a 270°C para o Ni20.

Tem custos estimados entre 800-1200 reais.

As maiores vantagens são maior precisao estão mais protegidos que os termopares mas em compensação tem um custo mais elevado

Medição de temperatura por efeito termo-elétrico

        O termopar é o ligamento de dois metais. Em uma ponta onde sabemos a temperatura é denominada de junta fria. Onde colocamos a outra ponta e a junta quente  É através da medição da diferença de potencial (ddp) obtém a temperatura

Alguns exemplos

[pic 1]

Onde o preço do t varia entre 150 – 200 reais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (287.3 Kb)   docx (235.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com