TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A noção de política

Seminário: A noção de política. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Seminário  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

Política -> o conceito de política mudou com o passar do tempo, inicialmente para Platão política era a arte de se relacionar, Platão pensava que o homem tem uma necessidade natural de se relacionar com seu semelhante.

Espaços públicos -> o espaço pode ser estabelecido de forma física, psicológica ou pela palavra. O espaço público é aquele onde a discussão sobre as coisas públicas é realizada.

Discurso público -> é o discurso realizado com o objetivo de influenciar ou buscar adesão de um número de pessoas cada vez maior. O discurso político muitas vezes é associado ao exercício do poder, mas não é exclusivo.

Tipos de discurso:

Deliberativo -> apresenta uma tese a partir da qual o futuro do ouvinte será bom se a tese for adotada. É o discurso utilizado pelo candidato no palanque em campanha.

Judiciário -> é o discurso que analisará, em regra, fatos que ocorreram no passado a tese apresentada pelo orador trará ao ouvinte a ideia de realização da justiça pela adoção. É necessário salientar que o ouvinte por excelência deste discurso é o julgador e não o autor do fato. Ideia de realização de injustiça pela não adoção.

Epidíctico/vitupério -> é o discurso do líder religioso que leva ao ouvinte a uma análise de si mesmo no momento presente, a partir de uma tese moral, desta forma o ouvinte se verá como pessoa digna ou indigna.

Fases do discurso:

1) Invenção -> é a fase mental de criação do discurso, é o momento da escolha do tipo de discurso e de um esboço mental sobre os argumentos a serem apresentados.

2) Disposição -> é o momento da organização escrita do discurso, nesta fase os argumentos serão apresentados e dispostos em uma ordem tal que o ouvinte chegará a uma conclusão que é a tese defendida.

3) Elocução -> após a organização dos argumentos o orador deverá verificar se há palavras repetidas, e deverá escolher palavras que melhor expressem a sua tese.

Ex.: em um júri a defesa chamará o acusado de trabalhador, enquanto a acusação chamará de homicida, meliante, etc.

4) Ação -> é o momento da apresentação do discurso, nesta hora terá relevância a dicção, a ênfase, a pausa, os gestos e etc.

Teoria naturalista e contratualista

Naturalista -> a sociedade se originou pela necessidade do homem de se relacionar.

Contratualista -> acordo voluntário e consciente de vontade que os indivíduos se uniram em sociedade.

Pensamentos de alguns filósofos sobre sociedade

Rousseau -> entendia que a sociedade se formou por um acordo voluntário e consciente, de cada indivíduo consigo mesmo, este acordo asseguraria ao homem a cidadania e lhe imporia o dever de se autolimitar com o objetivo de assegurar a todos os outros indivíduos, a liberdade, a igualdade e a fraternidade.

Sociedade e Estado

Legitimidade -> é o reconhecimento espontâneo do povo subordinado ao poder, de que este poder não é exercido de forma arbitrária, se não é arbitrário é legítimo (a legitimidade se opõe a arbitrariedade).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com