TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMERICA LATINA E O MUNDO - AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS DO SECÚLO 21

Por:   •  18/3/2021  •  Monografia  •  19.524 Palavras (79 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 79

INTRODUÇÃO

        Com a dissolução da URSS o mundo sofreu mudanças nunca antes vistas. O fim da era bipolar e a entrada no mundo globalizado modificaram completamente o estudo das relações internacionais. As novas formas de se pensar trouxeram uma nova forma de visualização das interações e desenvolvimentos dos Estados. O mundo começava a caminhar para uma nova idéia de construção do mundo: as relações entre regiões.

        Na nova geopolítica às regiões comandam o desenvolvimento internacional. O processo do estudo das relações internacionais passa a estabelecer um fundamento e questionamento para esses processos que vêm acontecendo. O exemplo desse processo existe na região da América Latina.

        Este trabalho busca apresentar um panorama geral das relações internacionais que acontecem do inicio do século XXI até o momento em relação à América Latina com as demais regiões do mundo, devido ao surgimento atual do tema e à alta importância do mesmo, em um cenário mundial aonde cada vez mais o mundo vem sendo politizado pelas regiões.

        O objetivo central desse estudo é mostrar como está o posicionamento da América Latina na atual geopolítica mundial, tendo por bases as diferenças entre as regiões do globo. Essas diferenças que existem afetam de maneiras distintas à região latino-americana. Para alcançar esse objetivo, buscou-se responder quatro questionamentos: como se encontra o atual equilíbrio de poder presente nas relações internacionais? Qual a atual situação do sistema mundo? O que movimenta o ambiente político-econômico das relações internacionais? Como está às relações internacionais da América Latina no século XXI?

        Para realização desse estudo, se utilizou o método analítico-crítico a partir de uma pesquisa qualitativa e quantitativa. Para o estudo quantitativo da pesquisa, utilizaram-se os dados coletados de organizações internacionais como CEPAL, ONU, OMC, e organizações internacionais que atuam e estudam a região. Já para a pesquisa qualitativa usou-se, em grande parte, os estudos brasileiros e estadunidenses sobre o tema, devido à dificuldade no acesso a outras produções.

        O estudo primordialmente fará uma análise das relações da região da América Latina com a América do Norte (anglo-saxônica), a África, a Ásia e a Europa. Exclui-se do estudo a região oceânica por não haver uma interação entra a Oceania e America Latina em termos de longo processo histórico e não existir muitos dados e pesquisas sobre a interação entre as mesmas.

        O primeiro capítulo proporcionará um entendimento do que são as relações internacionais. Nessa primeira parte será mostrado um breve histórico dos principais acontecimentos passados, em uma visão geral, que determinaram a ordem mundial e também suas novas questões. O entendimento dessa primeira parte é fundamental para a compreensão do objeto de estudo.

        No segundo capítulo serão definidos os conceitos da geopolítica. Nessa parte a pesquisa mostrará os estudos feitos sobre esse tema além da estrutura da geopolítica mundial. Assim, se poderá compreender a geopolítica da região em estudo.

        O terceiro capítulo discutirá o processo de desenvolvimento da América Latina. Analisando o contexto geopolítico Pós-Guerra Fria até a globalização passando pelas interações que acontece dentro da região, sejam elas de cooperação, de integração ou de conflitos. Dessa forma, delimitando-se a compreensão da nova política em que se encontra e a linha de atuação e inserção dentro do contexto global.

        O quarto capítulo estudará as relações da América Latina com a América do Norte, principalmente com os Estados Unidos. Neste capítulo mostrará o posicionamento estadunidense em relação a essa região e as interações que acontecem entre a América Latina e os EUA. E também se apresentará as relações entre a Europa e região latino americana. Para isso será feita a análise da interação da União Européia nas relações político-econômicas.

        O quinto capítulo contará as interações da região latino-americana com o continente africano, no qual se estabelecerá uma análise das políticas econômicas e diplomáticas entre as duas regiões. Também neste capítulo se analisaram as interações da América Latina com a região asiática, principalmente o leste asiático em termos político-econômicos.        

O sexto e último capítulo fará uma análise e a discussão dos dados mais relevantes, apresentados nesse estudo. Este capítulo oferecerá as bases para a conclusão da pesquisa e o conhecimento adquirido durante a realização do trabalho.

        A região da América Latina é uma das regiões com maiores mudanças dentre do quadro geopolítico internacional decorrente dos processos políticos e econômicos. Sendo assim, as relações internacionais que antes buscavam seus estudos entrelaçados as regiões consideradas clássicas agora tendem a ter suas bases de pesquisas voltadas para as regiões em ascensão. A América Latina no século XXI tem a mostrar uma nova forma das relações internacionais o que implica uma tendência à mudança no funcionamento do mundo.

CAPITULO 1

O MUNDO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

  1. UM BREVE HISTÓRICO

O mundo contemporâneo se estruturou em varias conexões de poder. Ao longo do processo histórico, a economia, a política e a cultura se conectaram de modos e escalas diferentes. A história nos mostra que o mundo foi feito de vários acontecimentos que, em certo momento, estabeleceram o ápice ou declínio de varias instituições. Como exemplo, o Concerto Europeu ou a Pax Britânica. Mas apenas isso não altera a ordem do equilíbrio de poder. É necessário que haja uma transformação nas políticas mundiais a fim de se transformar a ordem global.

        A transição da Era Européia para a Era Global, nas palavras de Lohbauer (2005), ainda é motivo de debates. A antiga diplomacia europeia não conseguia mais sustentar a balança de poder no sistema global. Uma mudança de foco da antiga e útil divisão atrelou novas forças e formas de se estabelecer a estrutura internacional. Dois momentos históricos e de grande importância pode ser considerados como definitivos para a transição do equilíbrio de poder: as Grandes Guerras e a Guerra Fria. Pela primeira vez, o poder que se centralizava em um único ponto foi desfragmentado o que contribuiu para a formação do atual mundo. Assim, esses acontecimentos modificaram o conhecimento das relações internacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (118.6 Kb)   pdf (612.8 Kb)   docx (334.5 Kb)  
Continuar por mais 78 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com