TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE CRÍTICA ENTRE O FILME "O QUE É ISSO COMPANHEIRO" E OS PENSAMENTOS DE MAQUIAVEL E HOBBES

Monografias: ANÁLISE CRÍTICA ENTRE O FILME "O QUE É ISSO COMPANHEIRO" E OS PENSAMENTOS DE MAQUIAVEL E HOBBES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  1.247 Visualizações

Página 1 de 3

A Ditadura Militar no Brasil durou 21 anos (1964 a 1985). Neste período, os chefes de Estado, pertenciam à hierarquia militar, e todos os presidentes deste período eram generais do exército. A ditadura militar foi instituída pela violação dos direitos políticos de todos os cidadãos brasileiros. Aqui no Brasil, a Ditadura ficou conhecida como Anos de Chumbo, caracterizados por um estado de exceção total e permanente, que tinha controle sobre a mídia, que tudo censurava, que torturava e assassinava quem era contra o regime militar. Aqui este período será representado pelo filme “O que é isso, companheiro?” com direção de Bruno Barreto, que relata este período de opressão do povo brasileiro.

Comparando este período acima citado com os pensamentos de dois grandes filósofos: Hobbes e Maquiavel, pode-se afirmar que há muito para relatar sobre uma organização de Estado.

Thomas Hobbes foi um matemático, teórico político e filósofo inglês. Ficou conhecido por explanar em sua obra “Leviatã” seus pontos de vista sobre a natureza humana e sobre a necessidade de governos e sociedades. Para ele, o Estado deveria ser a instituição fundamental para regular as relações humanas, visto que o caráter natural dos homens os impede de ir à busca do melhor para a sociedade.

Nicolau Maquiavel é reconhecido como o fundador do pensamento e da ciência política moderna. Historiador, diplomata, músico e poeta italiano. Ao escrever sua principal obra “O Príncipe”, ele deixa claro seu pensamento sobre um governo estatal: um monarca com pulso firme, determinado que fosse um legítimo rei e que defendesse seu povo sem escrúpulos e nem medir esforços.

Em “O Príncipe” (1532), Maquiavel relata a história de um príncipe que, por meio de uma tirania impiedosa e inflexível, põe fim à anarquia e se faz detestado por toda parte. Para Maquiavel, um príncipe não deve medir esforços nem hesitar, mesmo que diante da crueldade ou da trapaça, se o que estiver em jogo for a integridade nacional e o bem do seu povo. De certa forma, a ditadura relatada no filme “O que é isso, companheiro?”, também põe fim a democracia e dá início a um governo odiado pelo povo. Um governo opressor e censurista.

Segundo Hobbes, o homem é o lobo do homem, isto é, ele carrega uma agressividade natural que deve ser controlada pelo Estado, através do governo absoluto. A Humanidade precisa de ordem e só quem pode manter essa ordem é um governante soberano, assim a sociedade deve, através de um contrato, entregar sua liberdade a este soberano. No filme “O que é isso, companheiro?” a população não precisava assinar contrato, mas também teve sua liberdade confiscada. Uma vez que para ser livre, um homem precisa do direto à expressão, livre expressão e pensamento. No período da ditadura militar, aqui no Brasil, essa liberdade foi retirada da população e quem não aceitasse e fosse contra a esta ideia, era preso, torturado e exilado.

Uma semelhança entre a ditadura militar e as teorias de Maquiavel e Hobbes é o aspecto histórico social para a legitimação poder, desconstruindo a ideia do poder natural e divino e, também, a ideia de um equilíbrio social, através do Poder Político.

Assim, pode-se afirmar que tanto Maquiavel como Hobbes buscaram, em suas obras, a consolidação de um Estado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com