TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGOS GERAIS SOBRE O MÚSCULO MUSCULAÇÃO E MMA

Artigo: ARTIGOS GERAIS SOBRE O MÚSCULO MUSCULAÇÃO E MMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Artigo  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

ARTIGOS GERAIS SOBRE MUSCULAÇÃO

MUSCULAÇÃO E MMA

Por Julianne Cerasoli

Já há algum tempo as academias se tornaram mais do que locais para se ‘puxar ferro’. De uns tempos para cá, cada vez mais sacos de pancada e tatames passaram a dividir espaço com aparelhos, barras, halteres e anilhas. Mas será que dá para dividir a rotina na musculação com os treinos de lutas e manter o corpo gigante e trincado?

Os lutadores de MMA, ou artes marciais mistas, geralmente não se destacam pelo volume ou tônus musculares. São ágeis e explosivos, mas não necessariamente musculosos, algo que varia entre as categorias e tipos físicos. Isso porque o treinamento voltado à luta não visa a hipertrofia, qualidade que em nada ajuda na hora de entrar no ringue.

Não que a musculação esteja fora da rotina dos campeões. Muito pelo contrário. “Lutas são classificadas como modalidades de caráter intermitente. Nessas modalidades, as capacidades biomotoras consideradas como determinantes para o desempenho são a força e a potência. Nesse sentido, a musculação, mais cientificamente denominada como treinamento de força, com pesos, ou resistido, é reportada na literatura como um dos métodos mais eficientes para o desenvolvimento dessas capacidades”, explica Bernardo Neme Ide, mestre e doutorando em Biodinâmica do Movimento Humano e professor do curso de pós-graduação em bioquímica, fisiologia, nutrição e treinamento esportivo da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

A hipertrofia, no entanto, não aparece entre essas capacidades fundamentais para quem leva a sério o treino nos tatames e ringues. Mas se o objetivo não é conquistar nenhum cinturão, o trabalho mais pesado na sala de musculação não deve interferir negativamente. E dizemos “deve” porque ainda não há estudos conclusivos na área.

“Na literatura, o prejuízo a uma capacidade, ou adaptação, induzido por outros treinamentos, é denominado treinamento concorrente. As pesquisas não apontam uma posição muito bem consolidada sobre o assunto, uma vez que a concorrência estaria na dependência de variáveis do treino como volume e intensidade, ou seja, depende de como será o treinamento de luta”, explica Ide. “Se esse treino for extremamente intenso e volumoso, haveria um possível prejuízo. Caso contrário, não. A literatura reporta muitos experimentos realizados com o treinamento de força e o treinamento de endurance (resistência). Com lutas ainda não há experimentos, e é uma dúvida que tenho. Talvez façamos esse experimento futuramente.”

Como tudo na vida, é uma questão de prioridades. Como a hipertrofia não é uma das capacidades que ajudam na hora do combate, ela não é enfatizada caso o treino vise a preparação de um lutador. Isso vai fazer com que ele lute bem, mas não tenha um físico de fisiculturista, como vemos entre as estrelas do UFC.

Por outro lado, caso sua ênfase seja em criar músculos, logo o treino sairá um pouco das características do trabalho feito pelos lutadores e você muito provavelmente não terá uma evolução tão grande nos tatames e ringues. Dito isso, o treino não competitivo para ambos os casos não deve ocasionar grandes problemas.

“Os treinamentos físicos possuem uma diversidade infinita de cargas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com