TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSISTÊNCIA DE VELOCIDADES DE COMUNICAÇÃO GERAL AO MODELO SOCIAL DE CONDUTA

Relatório de pesquisa: ASSISTÊNCIA DE VELOCIDADES DE COMUNICAÇÃO GERAL AO MODELO SOCIAL DE CONDUTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÃO 04 – OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO EM GERAL PROMOVEM UM MODELO DE COMPORTAMENTO SOCIAL FOCADO NO CONSUMO EXAGERADO PARA A MANUTENÇÃO DO MODELO ECONÔMICO VIGENTE. ASSIM OS VALORES E OS COSTUMES SE ALTERAM NA ORGANIZAÇÃO SOCIAL E, TAMBÉM, NOS MODELOS DE GESTÃO ADMINISTRATIVA. OU SEJA, A ADMINISTRAÇÃO PASSA A SER GERIDA A PARTIR DE UM MODELO VOLTADO PARA A CONQUISTA DE CONSUMIDORES. SABENDO DISSO, FAÇA UMA PESQUISA E ESCREVA SOBRE OS LIMITES DA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGICAS UTILIZADAS PARA A CONQUISTA DO PÚBLICO NA MANUTENÇÃO DE UMA GESTÃO ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES E QUE TIPO DE POLÍTICA DEVE SER ADOTADA PARA A SUA MANUTENÇÃO.

Para entender os limites da utilização estratégica das organizações na conquista do público/consumidor, e necessária compreender a construção de ações e políticas capazes de renovar as práticas de consumo, problematizam-se neste artigo as respostas aos dilemas do consumo construídas por atores da sociedade civil, do Estado e do mercado. O consumo sustentável se configuraria como uma das possibilidades de tratamento dos impactos do consumismo, pois envolve mudanças de atitude aliadas à necessidade de transformação do sistema das atitudes e dos valores dos cidadãos.

Apesar de ainda não se ver um novo modelo civilizatório capaz de superar os dilemas da sociedade do consumo, existem alternativas para promover a sustentabilidade, a construção de articulações entre diferentes grupos, quer seja do governo, quer da sociedade civil, quer do mercado, para atender às demandas da população e adotar boas práticas de produção e consumo sustentáveis, por meio da ação política e do exercício da cidadania.

Pesquisando a abordagem qualitativa, com entrevistas em profundidade e análise descritiva, percebeu-se que a comunicação para a construção de discursos e práticas politicamente corretos para o consumo, por parte dos consumidores pesquisados, para torná-lo sustentável, nem sempre abarca a complexa relação que envolve o meio ambiente nas esferas pública e organizacional.

Muito das vezes, o desenvolvimento sustentável não é percebido na prática organizacional cotidiana nos relatórios das empresas. Nesse contexto, abrem-se diferentes dramas e tramas da cidadania socioambiental que podem dar novo sentido às lutas ambientais no campo do consumo, bem como encobrir as armadilhas de um discurso ambientalmente correto, mas politicamente frágil.

Uma política que se encaixa nesse dilema, seria a Cidadania Corporativa, por que a mesma é um conceito que define um alto padrão de conduta ética da corporação em relação aos dois principais públicos de qualquer organização: funcionários e comunidade. A sua importância está no fato de que o respeito aos direitos humanos, tanto dos funcionários quanto da comunidade, é um forte fator de sucesso para as empresas e outro aspecto importante é o compromisso de valorizar a diversidade. Uma empresa que valoriza a diversidade combate a discriminação de todos os tipos, tem uma política de salários iguais para cargos iguais e tem um código de ética que está contribuindo para um país melhor.

A primeira vantagem de ter essa política adota é a melhora do clima de trabalho, pois quando o funcionário sente que os seus direitos estão sendo respeitado ele tem mais prazer em trabalhar e cria-se um clima de cooperação interna que estimula a criatividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com