TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVOS INTAGIVEIS

Trabalho Escolar: ATIVOS INTAGIVEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  2.197 Palavras (9 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.

EXERCÍCIOS DP

TURMA T1

NOME: ROBERTO CARLOS JACINTO JUNIOR

RA: A617GF-6

TURMA: TURMA T1

PROFESSOR: MARCOS MATOS

CAMPUS: VARGAS- RIBEIRÃO PRETO

RIBEIRÃO PRETO – SP.

2014

Disciplina: GESTÃO DOS ATIVOS INTAGÍVEIS

1 - A empresa criadora do conhecimento envolve tanto ideias quanto ideais e isso fomentará a inovação. Criar novos conhecimentos é contribuir para recriar a organização e transformar as pessoas que a compõem. Conforme Nonaka e Takeuchi (1995), para se tornar uma empresa geradora de conhecimento a organização deve completar uma espiral do conhecimento que move-se de tácito para tácito, de explícito para explícito, de tácito para explícito e de explícito para tácito. A conversão do conhecimento pode ocorrer de quatro maneiras: por socialização, combinação, externalização e internalização. Por socialização entendemos (assinale a alternativa correta):

a) Revolução agricola.

b) Primeira revolução industrial.

c) Segunda revolução industrial.

d) Terceira revolução industrial.

e) Revolução da informação.

Justificativa: Na época da Revolução Agrícola tudo era mais muito mais complexo, já que o individuo era responsável por todas as etapas do processo, como Zavattaro (2003) citou, as pessoas não estavam acostumadas com grandes mudanças. Até 1750 usava-se uma estrutura muito mais flexível que hoje. O ser humano atual busca a cada dia situações novas, principalmente os jovens da geração Y.

2 - Embora o conhecimento tenha sido o propulsor da evolução humana, a gestão do conhecimento nas organizações passou a ser discutida mais objetivamente, como tema isolado e sistematizado, a partir (assinale a alternativa correta):

a) do Renascimento, com as contribuições de Galileu, Copérnico, Da Vinci e Miquelangelo.

b) da Revolução Industrial que, ao introduzir no ambiente industrial a máquina a vapor, a eletricidade e a comunicação, ampliou o horizonte operacional e o mercado.

c) do final da década de 1980, quando alguns “gurus” da administração, entre os quais Peter Drucker, Peter Senge e Stewart, passaram a se dedicar a essas questões, com a finalidade de explicitar o dinamismo da gestão para melhor aplicá-la às organizações.

d) do início do séc. XX, com a introdução em organizações, tanto americanas quanto européias, da Administração como ciência.

e) da globalização e da reengenharia, que obrigaram as empresas a concentrarem as suas operações e o seu conhecimento, para atingirem o objetivo de reduzir o tamanho das equipes e, assim, economizarem nas folhas de pagamento.

Justificativa: Hoje as organizações buscam cada dia mais, os melhores profissionais. Por isso existem pessoas especialista em buscar no mercado profissionais competentes, os chamados HeadHunters. O conhecimento passou a ser um diferencial para as novas contratações. No inicio da Revolução Industrial, o que importava era buscar no “mercado” os mais habilidosos. No modelo de hoje os colaboradores buscam uma maior participação nas empresas. Por isso, as empresas que tiverem os melhores profissionais é que irão fazer a diferença no mercado. Assim Peter Drucker já falava “O papel do capital na economia, hoje, está sendo desempenhado pelo conhecimento. A Revolução Industrial aplicou o conhecimento às máquinas, a revolução da produtividade de Frederick Taylor aplicou conhecimento ao trabalho e a revolução gerencial de meados do século 20 aplicou conhecimento ao conhecimento”.

3 - A Revolução Industrial foi dividida em três períodos: 1ª Revolução Industrial (1750-1900), 2 ª Revolução Industrial (1900-1950) e 3ª Revolução Industrial (1950-1990). A 2ª Revolução é caracterizada pela produção em massa e pelo crescimento do parque industrial. Nessa fase predomina:

I. O pensamento mecanicista.

II. A separação entre o trabalhador e os meios de produção.

III. A visão de que o trabalho se volta para o bem comum.

a) Somente o tópico I está correto.

b) Somente o tópico II está correto.

c) Somente o tópico III está correto.

d) Somente os tópicos I e II estão corretos.

e) Somente os tópicos I e III estão corretos.

Justificativa: Nessa época o foco era a gestão de cargos individualizados, isso fazia com que as pessoas focassem apenas em uma determinada tarefa, ou seja a pessoa virava um especialista, só sabia fazer uma determinada tarefa. O grande incentivador do trabalho mecanicista foi Taylor, que contribuiu e muito divulgando que o homem era um ser econômico e precisava de incentivos, e que também a especialização de tarefas era a melhor forma de produzir. Mas mal sabia ele que isso acabava por limitar o desenvolvimento de cada trabalhador.

4 - “Informação essencial é aquela que contribui diretamente para com o negócio da organização e circula dentro dela, de forma limpa, ou seja, minimizando ao máximo o ruído e veiculação de informações desnecessárias, sistematizada, construindo uma linguagem entendida por todos e com o mesmo sentido de interpretação e racional com processos de trabalho e sistemas informacionais que reproduzam tal racionalidade.” (CARVALHO, G. M. R. & TAVARES, M. S. Informação & conhecimento: uma abordagem organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001 apud BRANDÃO, L. C. A gestão do conhecimento nas empresas do setor industrial da cidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com