TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPENDÊNCIA E ABUSO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA - PSICOLOGIA E A PREVENÇÃO

Por:   •  29/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.818 Palavras (12 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

DEPENDÊNCIA E ABUSO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA - PSICOLOGIA E A PREVENÇÃO

Campus

2016

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

DEPENDÊNCIA E ABUSO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA - PSICOLOGIA E A PREVENÇÃO

Projeto de Pesquisa apresentado para a disciplina Projeto de Pesquisa em Psicologia, sob a orientação do Professor Dr.

Campus

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ......................................................................................................01

Justificativa .....................................................................................................05

Objetivos .........................................................................................................06

2. MÉTODOS ............................................................................................................06

2.1 Sujeitos .....................................................................................................06

2.2 Instrumentos..............................................................................................07

2.3 Aparatos de Pesquisa ...............................................................................07

2.4 Procedimentos para coleta de dados .......................................................07

2.5 Procedimento para análise de dados .......................................................07

2.6 Ressalvas éticas .......................................................................................07

3. REFERÊNCIAS .....................................................................................................08

APENDICE.................................................................................................................10

ANEXOS....................................................................................................................12

1.INTRODUÇÃO

O presente trabalho pretende conhecer as representações sociais de professores e psicólogos de escolas públicas de ensino fundamental acerca da contribuição do psicólogo na prevenção da dependência e abuso de drogas. Terá como objetivos analisar as ações e cuidados de prevenção contra a dependência e o abuso de drogas e identificar as contribuições da Psicologia na Escola, com relação à prevenção do uso de drogas.

Melo e Maciel (2016) afirmam que as drogas sempre estiveram presentes na história da humanidade e ao longo do tempo os indivíduos que usavam as drogas tornadas ilícitas passaram a ser considerados, de forma delimitada pelos saberes médico-psiquiátricos e jurídico-policiais, como sendo doentes ou criminosos.

Segundo Masur (1985), a dependência química ou física é uma condição orgânica, que ocorre devido ao uso abusivo de substâncias psicoativas, como álcool, nicotina e drogas consideradas ilegais e essas atingem diretamente o Sistema Nervoso Central.

De acordo com Dalgalarrondo (2008, p. 344), compreende-se o abuso de substâncias psicoativas caracterizado pelo uso contínuo de tais substâncias, que acarretam prejuízos e sofrimento significativos ao individuo. Tais prejuízos ocorrem em diversas esferas da vida do sujeito, como por exemplo: âmbito familiar, escolar e até mesmo no trabalho.

Segundo II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas de Álcool e Outras Drogas (2012), 13.947.197adolescentes utilizaram substâncias ilícitas alguma vez na vida. E a substância ilícita com maior prevalência de uso é a maconha.

Para Diehl e Figlie2014, o uso abusivo de substâncias tem se mostrado um grande desafio nas áreas da saúde, social e da justiça em decorrência dos problemas acarretados não apenas para o usuário como também para o meio em que ele está inserido. Nesse contexto, a necessidade de uma educação preventiva se faz fundamental. A prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas devem ter como meta diminuir ou evitar os problemas causados pelas substâncias antes que eles surjam, oferecendo possibilidades de mudança efetiva na comunidade ao estimular comportamentos e hábitos saudáveis. A prevenção promove a saúde, e seu alcance é ampliado quando está alinhada a políticas públicas e utiliza estratégias redutoras de danos. Uma estratégia preventiva atua conscientizando o público-alvo, enfatizando a autoestima e a autoconfiança, trabalhando habilidades de resolução de problemas e necessidades definidas no contexto sociocultural e contando com a mobilização de recursos comunitários e redes sociais.

Segundo Cassins et al (2007), o trabalho do psicólogo trás a possibilidade de uma elaboração efetiva de projetos de prevenção ao uso de drogas. Sendo viável trabalhar aspectos de fortalecimento de vínculos com os familiares e com a sociedade em si, para que o adolescente possa se sentir inserido em seu contexto e dessa forma possa se conscientizar acerca do uso de drogas. Além de realçar aspectos, como por exemplo, a socialização, disciplina, cidadania crítica junto aos jovens, pode mostrar outra visão com relação aos entorpecentes. Todavia, a informação passada de maneira educativa faz com que a prevenção se torne mais eficaz.

De acordo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (150.8 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com