TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política estadual de prevenção do abuso de drogas

Trabalho acadêmico: Política estadual de prevenção do abuso de drogas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 4

1. APRESENTAÇÃO

Este trabalho enfatiza a política publica de prevenção contra drogas e busca discutir uma medida de conscientização, promovendo uma forma de educar jovens e adolescentes a respeito dos riscos que as drogas podem trazer para sua vida.

A proposta de trabalho para esse projeto de estagio é o desenvolvimento de ações sócias para prevenção das drogas, levar jovens e adolescentes ao conhecimento dos riscos físicos e psicológicos. Para a escolha do tema foi à dotada a política de Saúde e a de Assistência Social. O Projeto também visa o demonstrar que a vida tem muito mais a oferecer e assim, evitar o contato de jovens e adolescentes com as drogas e trazer o conhecimento a questões de cunho social derivadas do uso de drogas.

Este projeto será implantado na cidade de Santaluz BA, no período de 2 meses no Centro de Atenção Psicossocial- CAPS, e é desenvolvida por uma pessoa.

Os Centros de Atenção Psicossocial- CAPS visam prestar atendimento em regime de atenção diária, gerenciar os projetos terapêuticos, oferecendo cuidado clínico, eficiente e personalizado; promover a inserção social dos usuários através de ações Inter setoriais que envolvam educação, trabalho, esporte, cultura lazer, montando estratégias conjuntas de enfrentamento dos problemas.

O projeto de prevenção contra as drogas será aplicado para os jovens e adolescentes do CAPS, com o objetivo de conscientizar os mesmo sobre as drogas e sobre os seus riscos.

2. JUSTIFICATIVA

O Centro de Atenção Psicossocial- CAPS assumi um papel estratégico na organização da rede comunitária de cuidados, farão o direcionamento local das políticas e programas de saúde mental: desenvolvendo projetos terapêuticos e comunitários, dispensando medicamentos, encaminhando e acompanhando usuários.

O Centro de Atenção Psicossocial - CAPS é referência no tratamento dos transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, substitutivo do modelo asilar que visa o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Têm um papel estratégico na organização da rede comunitária de cuidados, direcionando as políticas e programas de saúde mental, com intuito de diminuir as internações e mudar o modelo de assistência dispensado ao doente mental. Justifica-se pelo fato da população não possuir a dimensão real da capacidade de atuação dos profissionais que prestam serviço nesse centro de saúde, não tendo o direcionamento correto para esclarecer eventuais necessidades e anseios por parte dos usuários e familiares.

O objetivo dos Centros de Atenção Psicossocial- CAPS é oferecer á população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clinico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. É um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo ás internações em hospitais psiquiátricos.

É notório considerar que a prevenção contra drogas é algo de suma importância, pois vem gerar uma nova consciência a respeito de suas consequências, mediante a isso podemos dizer que a conscientização é um fator fundamental para do desenvolvimento social e psíquico do ser humano.

Este trabalho vem para desenvolver nos jovens e adolescentes do projeto, a importância de não usar drogas, e se desenvolve enforma de palestras que conscientizem os mesmos, pois a maioria vive em situação de vulnerabilidade social e muitas vezes não levam o assunto a serio. Este trabalho vem levar a conscientização e o desenvolvimento do olhar do jovem para com essa realidade.

O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho.

3. OBJETIVOS

3.1. OBJETIVO GERAL

Promover a conscientização em relação à prevenção do uso de drogas, levando reconhecer os riscos psicológicos e físicos.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Trazer a oportunidade de um debate, esclarecendo fatores sociais, familiares e econômicos que influenciam no uso das drogas.

• Passar informações aos jovens e adolescentes sobre esta problemática.

• Contribuir na prevenção contra o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com