TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adam Smith

Trabalho Escolar: Adam Smith. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 5

A Escola Clássica- Adam Smith

Adam Smith 1723-1790 foi o brilhante fundador da escola clássica, em primeiro lugar o pensamento de Smith recebeu influências do iluminismo onde ele acreditava que o pensamento e a energia humana poderiam produzir um progresso quase ilimitado. Em segundo, o dos fisiocratas, especialmente Turgort e Quesnay, ele elogiou o sistema fisiocrático vendo como o mais próximo da verdade que já tivesse sido publicado sobre economia política. Ele admirou o ataque dos fisiocratas ao mercantilismo e suas propostas para remover as barreiras, a partir daí ele estabeleceu a riqueza como “bens de consumo reproduzidos anualmente pelo trabalhador da sociedade”. Sua terceira influencia foi Francis Hutcheson que acreditava que as pessoas poderiam descobrir o que era bom e ações que servem para o bem da humanidade.

“A solidariedade segundo Smith, supera até o egoísmo”. Citado por BRUE

Se fossemos todos solidários uns com os outros, o mundo talvez não passasse por essa desigualdade social tão exorbitante que vivemos.

“Queremos ser observado, ser notados com simpatia e aprovação. Os ricos se glorificam de sua riqueza e chama atenção do mundo por meio dela, o pobre se envergonha e fica no anonimato”.

Isso vemos todos os dias no sistema capitalista que vivemos, onde as classes dominantes não se misturam com as classes trabalhistas, ou seja, rico x pobre.

“Essa admiração pelos ricos e menosprezo pelos pobres é a causa da corrupção dos nossos sentimentos morais”.

É também a causa dessa desigualdade social tão fundamentada e inserida na sociedade em que estamos ingressados.

Segundo Smith, existem paixões sociais e não sociais.

“As pessoas podem existir apenas na sociedade”

No sistema capitalista, você é basicamente aquilo que você possui de bens materiais e não aquilo que você é como ser humano.

DIVISÃO DO TRABALHO

Smith nos diz que a divisão do trabalho aumenta a quantidade de produção por 3 razões: 1° cada trabalhador desenvolve uma habilidade maior na realização de uma simples tarefa repetitivamente. 2° economiza-se tempo, pois se o trabalhador não poder ir ao trabalho, outro fará sua função. 3° o maquinário pode ser desenvolvido para aumentar a produtividade, uma vez que as tarefas tenham sido simplificadas e feitas habitualmente por meio da divisão do trabalho.

Assim podemos ver a alienação que o trabalhador é obrigado a exercer a cada dia de jornada.

“o negociante busca o lucro”

Quando estamos comprando algo de alguém, vamos em busca de ganhar vantagem em menores preços e maior qualidade de produto, já quando vamos em busca de ser pago por algo, visamos a maior lucratividade possível.

CONCEITO DE COMPETITIVIDADE

É à partir disso que conseguimos barganhar os produtos comprados, pois há uma concorrência entre as vendas. É daí também que temos a disputa, onde todos nós vivemos , disputando melhor qualidade de tudo.

“Smith notou 3 funções principais de governo”

Proteger a sociedade do ataque estrangeiro, estabelecer a administração da justiça e elevar e manter os trabalhadores e as instituições públicas a fim de que os empresários privados não possam tentar obter lucros excessivos.

Apesar de não ser bem isso que vemos em nosso cotidiano, onde a mais valia aparece de forma exorbitante em nossas vidas e nada podemos diretamente fazer, pois, a burguesia vive de lucros em cima de lucros e nada mais.

Segundo Smith, a educação pública é uma forma de neutralizar os efeitos negativos da divisão de trabalho, ou seja, apenas nos enrolar com a busca de uma melhor qualidade de vida através dos estudos.

TEORIA DO VALOR

“A palavra valor tem 2 significados para Smith”

Valor de uso: utilidade de um objeto específico

Valor de troca: o poder de compra de outros bens

As coisas que tem grande valor de uso geralmente tem pouco valor de troca, já as que tem grande valor de troca, ás vezes tem pouco valor de uso.

Smith chamou de economia primária o que hoje conhecemos como pré-capitalista; na sociedade em que o trabalho era o único recurso, o valor de um bem era determinado pelo trabalho exercido para produzir.

Economia desenvolvida; quando duas mercadorias gastam o mesmo tempo para se produzir, porém uma há um gasto com maquinário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com