TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Cientifica

Ensaios: Administração Cientifica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2013  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

No século XVIII, ocorreu a revolução industrial, que foi produto de dois eventos: o surgimento das fábricas e a invenção das máquinas a vapor, revolucionando a produção e aplicação dos conhecimentos administrativos e criando uma nova personagem social, a empresa industrial.

Neste período surgiram inúmeras tendências administrativas, sendo a Inglaterra o primeiro país a realizar esta transição. O sistema de fabricação utilizado era o sistema de fabricação para fora (putting-out system), onde os capitalistas entregavam matérias primas e maquinas de produção de têxtis para as famílias, que recebiam pagamento por peças. Este sistema tinha grandes desvantagens para o comerciante, visto que, o artesão é o detentor da tecnologia e o proprietário não pode interferir no processo produtivo; ele podia produzir de acordo com suas necessidades de dinheiro e em situações de aperto financeiro, não hesitavam em reter e vender a matéria prima que não lhes pertencia.Alguns comerciantes começaram então a reunir trabalhadores em galpões, assim podendo exercer maior controle sobre seu desempenho e consequentemente aumentando a produtividade, porém este método também aumentou a complexidade dos problemas, tantos nas empresas como na sociedade. Os trabalhadores ficavam totalmente à disposição do industrial e capitalista, não podiam reclamar dos salários, horários de trabalho, barulho e sujeira nas fábricas e em suas casas. As crianças eram obrigadas a trabalhar 14 horas por dia. O artesão transformou-se no operário especializado na operação de máquinas, fato que desumanizou o trabalho. Os trabalhadores tornaram-se dependentes do emprego oferecido pelas fábricas, encorajando a exploração, algumas máquinas eram seres humanos.

As práticas administrativas, no inicio da revolução industrial, eram rudimentares. A qualidade dos produtos era precária e variável. As grandes fábricas e a preocupação com a eficiência atraíram a atenção das pessoas, que lançaram as bases da ciência econômica e das teorias da administração, destacando-se Adam Smith.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com