TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Publica

Trabalho Universitário: Administração Publica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  2.044 Palavras (9 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública

Atividade Avaliativa - ATPS

Administração Pública

Reginaldo Barbosa dos Santos RA -

Glauber Leite de Macedo RA -

Jose Claudio Queiroz da Silva RA -

Angela Coelho Amorim RA –

Janaina J dos Santos Silva RA -

Valparaíso de Goiás Setembro de 2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Anhanguera, como requisito para a avaliação da DisciplinaAdministração Pública

 Paradigmas e idealismos

 Acerca do teorema de Thomas que diz: “oque é “real” na mente e na percepção das pessoas moldará seu agir diante do mundo, produzindo varias consequências sobre a realidade” assim é colocado no prisma de Max Weber.

 (Real vs Ideal) racionalidade democrática

 Max Weber diz que: “Quando se estabelece plenamente a burocracia está entre as estruturas sócias mais difíceis de destruir”. Logo para weber a burocracia se torna se torna algo impenetrável, solido difícil de ser burlado ou em suas próprias palavras não se destrói tão facilmente.

Nesta colocação “Todo acto de conhecimento é uma trajetória de um ponto A que designamos por ignorânciapara um ponto B que designamos por conhecimento” assim fala Boaventura de Sousa Santos. Logo neste trecho fica implícito que no “conhecimento – regulação” ou seja a ignorância e o saber são aspectos entre o caos e a ordem.

No que se refere ao trecho de mapas abstratos se inicia através do idealismo a criação e a ruptura ou quebra dos paradigmas da gestão publica e da modernidade ocidental. Logo aqui também está implícita também a racionalidade burocrática do Ideal x Real e temos por conclusão que a gestão publica atual tem duas vertentes a “real” e a “ideal” ou seja naquilo que é, e a outra aquilo que deveria ser.

Seguindo essa linha de raciocínio entendemos que o idealismo pelo fato da construção de paradigmas criado pelo individuo para sua própria formação sendo assim discricionária a ele podendo escolher querer quebrar o seu conceito que seja o melhor. Thomas diz “oque é real na mente e na percepção das pessoas moldará seu agir diante do mundo, produzindo varias consequências sobre a realidade”. Assim correlacionando o que foi dito aqui anteriormente.

Já destacado aqui acerca da burocracia o Ideal x Real entendemos que a gestão publica tem duas vertentes. Rene Magritte que nos alerta para o perigo da representação no qual não devemos nos enganar com a imagem de uma perfeição real. Assim a verdadeira representação leva a projeção da realidade isso pode ser demonstrado no serviço publico.

Real

Usufruir do seu cargo para obter

Favorecimento próprio

1o lugar 2olugar 3o lugar

Ex: Karla serv pub Ex: Karla serv pubEx: Karla serv pub

Aceita qualquer tipo Conivência com o Prejudicar terceiros Uso de informa-

de vantagem intere- que é errado. Ex: passar a perna ção para sigilosa e

sses particulares. Ex: corrupção no companheiro para privilegiada

Ex: uma mão lava a se dar bem. Ex: Faça isso se

Outra. nao vou dizer ....

Isso se subentende nos versos do sociólogo português “os mapas são um campo estruturado de intencionalidade uma língua franca que permite a conversa sempre inacabada entre representação do que somos e a orientação que buscamos” no que diz respeito ao real.

Agora vejamos no que diz respeito ao ideal: “teorema de Thomas” oque é “real” na mente e na percepção das pessoas moldará o seu agir diante do mundo produzindo várias consequências sobre a realidade, e como gostaria que fosse ou desejaria a atuação dos serviços prestados pelos órgãos ou servidores públicos ou seja nos podemos encontrar um denominador comum aqui serviço publico=humanização que é igual a:

• Legalidade + imparcialidade + justiça =igualdade de direitos

• Boa fé + postura + competência + união + responsabilidade + publicidade e qualidade = eficiência em todos as obrigações e potencialidades.

Finalizamos com o trecho de Weber que nos fala assim: “Quando se estabelece plenamente, a burocraciaestá entre as estruturas sociais mais difíceis de destruir” já em outro trecho do tópico novos mapas diz que “ideia” de gestão publica” duas pessoas pessoas podem ver coisas distintas em relação ao objeto o que depende dos valores e das vivências que embasam o olhar” na verdade a concepção de certo ou errado de real ou ideal tudo depende do ponto de vista de quem vê.

Cara e coroa: Os dois lados da moeda

Pode ser compreender de que os dois lados da burocracia é a distinção entre uma parte a organização no quesito de seus procedimentos e controles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com