TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agronegocio

Resenha: Agronegocio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Resenha  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

AGRONEGÓCIO

O agronegócio é o setor econômico de maior tradição no Rio Grande do Sul, principalmente a agricultura familiar. O impacto se torna incontestável no desempenho da economia do Estado. Isto é, o agronegócio influencia sensivelmente os resultados dos indicadores econômicos do RS.

O conjunto das cadeias ligadas ao setor primário no Rio Grande do Sul é responsável por 50% do Produto Interno Bruto gaúcho, resultado oriundo do somatório da agricultura familiar (27%) e da agricultura patronal (23%). Segundo o último Censo Agropecuário do IBGE, o Rio Grande do Sul possui 441.467 propriedades rurais, sendo 86% da agricultura familiar e 14% de produtores não familiares, percentual de pequenos estabelecimentos que se assemelha ao índice registrado no Brasil. Na geração de emprego, o Censo apontou que na agricultura familiar são gerados 15,3 postos de trabalho a cada 100 hectares de terra, enquanto na agricultura empresarial, é criado apenas 1,7 posto de trabalho na mesma área.

Pela pertinência do tema, os voluntários do Fórum Temático do Agronegócio da Agenda 2020 destacaram dois objetivos a serem priorizados. O primeiro é potencializar a competitividade sistêmica das cadeias produtivas do agronegócio, eliminando ou minimizando os gargalos que diminuem a eficiência e limitam o resultado. Gargalos como a defasagem em logística, falta de mão de obra qualificada e poucos incentivos do governo, além da elevada tributação sobre os custos de produção e os entraves burocráticos para a liberação de licenças ambientais. A outra prioridade é intensificar a integração da produção agropecuária à rede de inovação e tecnologia existente. Embora tendo avançado muito nos últimos anos em termos de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, algumas medidas persistem e precisam ser solucionados, para evitar que ocorra, por exemplo, o abandono do campo. Entre as medidas que precisam ser tomadas, a Fetag destaca a necessidade de ampliação de políticas de seguro rural (proagro); de garantia de renda, à exemplo do Programa de Garantia da Agricultura Familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com