TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alienação na Sociedade Capitalista

Por:   •  27/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  862 Visualizações

Página 1 de 2

A Forma da Alienação na Sociedade Capitalista

  • Matéria Prima

O capitalista ao comprar “matéria prima” compra trabalho (tempo socialmente necessário para produzir a mercadoria) morto (cristalizado na mercadoria)

  • Ferramentas (meios de produção)

O capitalista compra as ferramentas (tempo socialmente necessário para se produzir uma mercadoria) morto (cristalizado na mercadoira)

  • Força de Trabalho

O capitalista compra a força de trabalho em forma de mercadoria por meio de um contrato assimétrico, onde o trabalhador é pago de acordo com o tempo socialmente necessário para produzir a força de trabalho - tempo socialmente necessário para produzir as mercadorias necessárias para reproduzir a força de trabalho, expressando assim seu valor de troca, o qual só muda graças a luta do trabalhador.

  • Contrato

Em Hegel, a sociedade Capitalista se organiza por meio de um contrato, o qual “iguala” as relações independendo das particularidades de cada um. Porém Marx prova que o contrato é meramente Ideológico, pois transformar relações desiguais em iguais devido a assimetria de poder.

O trabalhador aliana-se da força de trabalho por meio do contrato, onde ele perde o controle do mesmo, não podendo decidir como e quando ele vai trabalhar.

O contrato de trabalho faz com que o capitalista lucre, onde o trabalhador recebe um salario que representa uma quantidade de tempo, porém esse possui uma jornada de trabalho muito maior do que aquilo que recebe. Processo conhecido como mais valia, a qual representa a riqueza do capitalista.

O Estado é uma disputa de poder onde os vitoriosos definem as relações contratuais.

  • Alienação

O trabalhador é alienado do produto do seu trabalho, pois não recebe o equivalente ao tempo que trabalhou.

Alienação do ser genérico: o salario devolve ao trabalhador a imagem de consumidor, estando alienado da imagem de produtor, dessa forma estamos sujeitos a um processo de animalização - o homem trabalha para consumir (comer).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com