TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade Capitalista, Suas Contrdiçoes, E Os Desafios Postos Pela Desigualdade Social E De Direitos

Monografias: Sociedade Capitalista, Suas Contrdiçoes, E Os Desafios Postos Pela Desigualdade Social E De Direitos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  1.417 Palavras (6 Páginas)  •  908 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO...............................................................................................4

2.1 A CONCEPÇÃO DE FAMÍLIA.. .............................................................................5

2.2 FAMÍLIA MONOPARENTAL, CHEFIA FAMILIAR FEMININA...............................6

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................7

REFERÊNCIAS............................................................................................................8

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar e analisar a família contemporânea, e conhecer o perfil socioeconômico das famílias monoparentais chefiadas por mulheres, e as novas configurações familiares.

2 DESENVOLVIMENTO

Família é um conceito que emerge da relação social e, portanto, acompanha as transformações que ela sofre.Antigamente a família era vinculada ao conceito de casamento. Com a modificação da posição da mulher na sociedade, adquirindo autonomia, as famílias também tomaram novas formas.

Família nuclear; pai, mãe e filho.

Família reconstituída; aquelas que são formadas, por casais que trazem filhos do primeiro casamento.

Famílias monoparentais; são famílias decorrentes de divórcios ou separações, onde um dos pais assume o cuidado dos filhos e o outro não e ativo na parentalidade, ou família onde um dos pais é viúvo ou solteiro.

Uniões consensuais; casais que preferem morar juntos, sem formalizar sua união, casais que preferem morar em casas separadas, são principalmente os divorciados, separados ou viúvos, que desta forma procuram evitar conflitos existentes nas família reconstituídas.

Casais sem filhos por opção; os indivíduos priorizam sua vontade de satisfação pessoal, Exemplo desenvolvimento da carreira profissional, as vezes são casais que possuem uma relação conjugal fusional.

Família unipessoais; denominação atual para aquelas pessoas que optam por ter um espaço físico individual, onde não precisem necessariamente fazer trocas emocionais vindas de um convívio compartilhado.

A situação atual obriga a uma análise da realidade das famílias no mundo moderno, sem estigmatizar nem julgar, já que existe uma crise do modelo tradicional de família mais do que uma " crise da família ". ( Rios González, 2004 ).

" Independente da sua estrutura e configurações, a família é o palco em que se vive as emoções mais intensas e marcantes da experiência humana.

É o lugar onde é possível a convivência do amor e do ódio, da alegria e da tristeza, do desespero e da desesperança a busca do equilíbrio entre tais emoções, somada às diversas transformações na configuração deste grupo social, Têm caracterizado ainda mais complexa o ser realizada pelas novas família "

A família é um grupo social concreto e empiricamente delimitável, que remete a um modelo cultural e sua representação. É um grupo social composto de indivíduo diferenciados por sexo e idade, que se reacionam quotidianamente, gerando uma complexa e dinâmica trama de emoções. Ela não é a mera somatória dos indivíduos que a compõe, mais sim um conjunto heterogêneo composto de seres com sua própria individualidade e personalidade. Assim, a sexualidade, a reprodução, a socialização são esferas potencialmente geradoras tanto de relações prazerosas quanto conflituosas. A divisão interna dos papéis pode ser a expressão de importantes relações de dominação e submissão, à medida que configura uma distribuição de privilégios, direitos e deveres dentro do grupo (Bruschini, 1990).

O modelo de família atual começa a se consolidar por volta do século XVIII e tem como característica a passagem de unidade de produção para unidade de consumo, o estabelecimento de uma rígida divisão entre público e privado, entre o econômico e o pessoal, como se a família estivesse isolada, enquanto grupo social, do contexto político-econômico, sendo que a compreensão da família e da economia como domínio separado é especifico da sociedade capitalista. Estabelece-se também uma rígida divisão sexual dos papeis e atribuições; o isolamento da mulher no espaço doméstico-familiar, com a socialização do trabalho dos homens e a domesticação do trabalho das mulheres. As mulheres vão ingressar na produção social, mas continuam responsáveis pela esfera doméstica.

A família passa a ser paradigma do privado, o espaço da vida doméstica, das relações interpessoais, o lugar do feminino e da subjetividade.Passa a ter um importante, senão fundamental, papel ideológico, na transmissão dos valores e da moral burguesa, na socialização das crianças, nos cuidados dos velhos e doentes.

Segundo Moser (1996), este modelo abstrato, estereotipado, tem como principal problema o fato de que não reconhece que a situação da "donas de casa" nas camadas mais pobres, não é homogênea em termos de estrutura familiar e, mesmo que a família nuclear seja o modelo predominante, isto não implica que não coexistam outros tipos de família. Moser chama a atenção para as famílias "encabeçadas" por mulheres.Nelas o homem está ausente, seja temporariamente (migração), seja de forma permanente (separação, morte, abandono). No nível mundial, estima-se que um terço das famílias tem a mulher como chefe do lar.

Cresce nos últimos anos o número de família cujo principal provedor é a mulher. As pesquisas e estudos sobre a questão usam termos como chefe familiar feminina, domicílios chefiados por mulheres chefes de família.

Partindo dessa concepção, procurando apoio não em estereótipos e modelos abstrato e sim na realidade pesquisada, apresentamos o perfil sociodemográfico dos domicílios investigado. Ressaltamos que estamos apresentando um perfil que se refere a arranjos domiciliares onde prevalece a presença de mulheres e crianças, com relação de consanguinidade - mães e filhos. Arranjos familiares e nem a visão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com