TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquiles

Resenha: Aquiles. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  Resenha  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

Aquiles é um dos mais famosos heróis gregos. Filho de Tétis (deusa grega do mar) e Peleu (rei dos mirmidões), teve seu principal momento no cerco à cidade de Tróia. Tornou-se famoso por sua bravura e força. Sua mãe o mergulhou nas águas do Estige (rio que dava sete voltas no inferno). Este fato tornou o filho invulnerável, salvo pelo calcanhar que não foi banhado, pois a mãe o segurava por esta parte do corpo.

Foi mortalmente ferido no calcanhar por uma flecha envenenada arremessada por Paris. Este fato ocorreu durante a Guerra de Tróia, que foi retrata na Ilíada de Homero.

Ao chegar no campo de batalha, o Herói é ovacionado pelos seus companheiros (o que diz que ele já é famoso por seus talentos) e tem uma breve discussão com o Rei Agamenon (e esse sim é o vilão da história). Nessa discussão fica determinado que os dois, apesar de lutarem sempre do mesmo lado, se odeiam. E é essa dinâmica de “falsos aliados” que cresce para ser explorada no decorrer do filme.

Sua aspiração era a de que seu nome como guerreiro ecoasse pela eternidade, mesmo que sua vida, dessa forma, fosse curta.

Aquiles também reunia em si as características do herói, como força, habilidade, velocidade. Em batalha era imbatível. Representava para os argivos (os soldados Aqueus) uma inspiração no campo de batalha.

Aquiles, que preferiu morrer e ser lembrado para sempre por causa de seus feitos, a viver uma vida longa e medíocre na paz dos campos de pastoreio.

Para convencê-lo a Lutar, o conselheiro de Agamenon, apela para o senso de companheirismo do Herói, dizendo: “Você pode acabar com a guerra com um golpe de sua espada. Deixe que os homens voltem para suas casas e esposas.” Como Aquiles concorda, fica evidente para o público que o herói, apesar de arrogante e indisciplinado, se importa com os soldados e prefere poupá-los de sofrimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com