TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquiles e a educação homérica

Por:   •  10/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  2.041 Visualizações

Página 1 de 2

Aquiles

Aquiles é um dos mais famosos heróis gregos era filho de Tétis e Peleu ele já nasceu como uma lenda, pois diziam algumas que ele seria um homem de grande poder e importância. Sabendo os perigos que ele acabaria passando, sua mãe Tétis quis torná-lo imortal, para isso mergulhou-o no rio Estige, um dos que banha o inferno de Hades. Ela o segurou pelo calcanhar e foi mergulhado no rio e o seu corpo se tornou impenetrável, todavia seu calcanhar ficou vulnerável e mortal, pois não alcançou as águas do rio.

O auge da história de Aquiles foi descrita no poema A Ilíada, de Homero, que relata a guerra entre gregos e troianos. Ele teve seu principal momento no cerco à cidade de Tróia. Participou junto com outros heróis e príncipes da Grécia de várias batalhas. Tornou-se famoso por sua bravura e força.

Entretanto, seu amigo Pátroclo morreu na Guerra de Tróia e Aquiles vingou sua morte matando seu assassino, porém foi mortalmente ferido no calcanhar por uma flecha envenenada arremessada por Paris. Assim, as profecias se cumpriram, pois Aquiles morreu levado por sua fúria ao campo de batalha.

O mito e a educação homérica

O homem grego, desde a sua mais tenra idade era iniciado nos mitos, expostos nos poemas épico, com a A Ilíada e a Odisséia. Ele aprendia a venerar os deuses a crer em seus mitos e era incentivado a buscar as virtudes

dos heróis, tais como a honra, a coragem e a amizade. O sistema grego criou um ideal de homem, que deveria ser seguido por todos,

Na educação homérica, Aquiles é um dos heróis modelos para a educação do jovem grego, pois, nele aparecem todos os aspectos propostos pela educação homérica, tais como, honra, coragem e amizade. Ele serviu com sua bravura ao seu rei, aos seu compatriotas e ao seu Estado.

No contexto da educação homérica, o herói Aquiles é modelo para a ética homérica, pois cada homem deve, por méritos ou qualidades, exibir sua riqueza de virtudes e sua excelência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com