TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Condições Institucionais Da China

Artigo: As Condições Institucionais Da China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Artigo  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

As condições institucionais da China

O presente texto tem por finalidade entender melhor o desenvolvimento econômico da China, bem como, as condições existentes inerentes a possíveis investimentos de uma empresa nesse país.

Um notável e importante indicador econômico da China é o crescimento de seu Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que expressa a soma de todos os seus bens e serviços finais produzidos, que em média foi de 8% ao ano desde 1980, sendo que nas últimas duas décadas esse percentual atingiu média de 9.96% ao ano, destacando como grandes impulsionadores, os setores da indústria e dos serviços.Também se destaca as exportações da produção chinesa de produtos manufaturados de todos os tipos, abocanhando 6% das exportações mundial.

Vários fatores colaboraram para esses expressivos índices, dentre os quais podemos destacar os elevados investimentos em construção de fábricas, compra de equipamentos e infraestrutura, que manteve sempre em torno de 30% do PIB nas últimas décadas.

Embora seja muito significativo o aumento de investimento direto externo na China até o ano de 2010, há fortes críticas a esse país, enfocando os problemas de corrupção e burocracia estatal. Esses entraves acabam por dificultar os negócios. Em contraponto a esses problemas recorrentes, são compensatórios os baixos preços de mão de obra com ascendente qualificação da população.

Analisando brevemente os dados econômicos, políticos e culturais sobre a China, observar-se, que têm sido propícios os investimentos estrangeiros nesse país e que há um consequente aumento em suas exportações de produtos com níveis de qualidade cada vez melhores. São notórias também as importações de maquinas e equipamentos com tecnologias que a China ainda não detém, bem como, de produtos primários. Isto significa um aparelhamento e abastecimento de seu modelo econômico voltado às exportações.

Com um número grande de migração populacional para os grandes centros urbanos e com um rigoroso controle de natalidade, é perceptível um ascendente envelhecimento da população que se agrava pela ausência de planejamento de políticas de seguridade social, aposentadoria e assistência médica.

Em suma pode-se dizer que o rápido crescimento da China a torna um excelente alvo de investimento, mas, que a médio e longo prazo tem-se aumentado os desafios para o governo chinês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com